O vereador Élcio Arruda solicitou, através de requerimento ao Executivo Municipal, informações sobre a implantação do Projeto Cidade Digital em Porto Ferreira.
Este projeto vem a anos sendo debatido pelo Legislativo e Executivo, a finalidade do vereador com a apresentação da matéria seria no sentido de finalmente este projeto se torne realidade no município, com união de esforços dos poderes municipais constituídos.
"Sabemos que vários projetos estão travados nos Governos Federal e Estadual, mas estaremos contatando parceiros, como os deputados Federais Alex Manente e Baleia Rossi, para termos mais possibilidades de tornar esta demanda em realidade no município, uma reunião com o prefeito também seria agendada com prefeito Rômulo". Relatou o vereador.
Cidade Digital
O termo Cidade Digital, é o nome dado a uma cidade com infraestrutura em telecomunicações, focada na transmissão de dados, que interconecta todas as unidades da administração pública municipal, e ainda permite qualquer cidadão acessar a rede sem fio, de forma gratuita, sem a necessidade de um provedor comercial.
Este projeto vem apresentando excelentes resultados onde foi implantado, como agendamento on-line de consultas; integração de escolas e acesso ao conhecimento; acesso a acervos culturais e esportivos; troca de interligação entre corpo de bombeiros, polícia militar, polícia civil e guarda e defesa civil; instalação de conexões, com os telecentros; compras eletrônicas; economia com equipamentos de informática já ultrapassados; câmeras de segurança, entre outras dezenas de benefícios.
O Projeto Cidade Digital, facilitaria a interligação entre as Secretarias da prefeitura, através da internet, dando mais agilidade, precisão e até economia aos cofres públicos.
Exemplo
O vereador citou um exemplo prático, na área de saúde, para ilustrar como este projeto teria uma importância fundamental, caso se torne realidade. "De qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Hospital, o médico ou atendente, poderá consultar o histórico do paciente, via internet, ou seja, exames, medicamentos que já foram prescritos, consultas com outras especialidades, entre outras informações, indispensáveis por diagnósticos mais precisos e com mais agilidade, facilitando-se a recuperação do paciente, o exame é visto em tempo real, pelo computador". Relatou Arruda.
Fonte: assessoria do vereador do MDB