O prefeito Rômulo Rippa inaugurou na tarde de terça-feira (23/04) a nova Central Integrada de Comando e Videomonitoramento, numa sala especialmente adaptada nas dependências da Guarda Civil Municipal (GCM), onde também está instalada a recém-criada Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.
Foram quase R$ 400 mil investidos na instalação de 353 câmeras em 41 locais diferentes. A partir de agora, todas as 30 unidades escolares de Porto Ferreira estão videomonitoradas, além de duas Unidades de Saúde e nove prédios da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.
As escolas e creches receberam, cada uma, de 8 a até 12 câmeras de videomonitoramento. O sistema também conta com 218 sensores de alarmes, que registram qualquer movimentação atípica e enviam diretamente o alerta à Central, que comunica a GCM e outras forças policiais.
O sistema ainda abrange oito câmeras de videomonitoramento instaladas em pontos estratégicos da cidade, todas com altíssima definição de imagem.
Estiveram presentes à inauguração da Central, além do prefeito, o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, coronel Márcio Rogério Simplício; o secretário de Gestão, coronel Roberto Antônio Diniz; a secretária de Saúde, Vera Lucia Visolli; o chefe de Gabinete, Dr. Fábio Castelhano Franco da Silveira; além do comando da GCM, membros da corporação e representantes da empresa responsável pelas instalações do serviço.
“Com a Central, nós estamos atuando com inteligência, investindo recurso público de maneira qualificada. Não mais ‘enxugando gelo’, como acontecia antigamente, só tendo os vigias nos espaços públicos. Mas combatendo o crime e integrando essas imagens de maneira inteligente, como já disse, depois com Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e assim fazendo uma rede para zelar não só pelo patrimônio, mas pela vida do cidadão ferreirense”, destacou o prefeito Rômulo Rippa.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos
Fonte: www.portoferreira.sp.gov.br