“Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades 2019” – XIV

Diferente

Tivemos uma Sessão da Câmara Municipal bem diferente na última segunda-feira, dia 29. O motivo foi a convocação do Presidente do Poder, Vereador Gustavo Braga ao Superintendente da Agência Reguladora Miguel Bragioni para falar sobre os serviços públicos de concessão.   

Assuntos

Cada vereador teve o direito de fazer uma pergunta ao Superintendente sobre assuntos pertinentes à água/esgoto; transporte público; rodoviária e estacionamento rotativo (zona azul)

Respostas

O atual Superintendente da Agência respondeu com muita sabedoria e serenidade todas as perguntas. No site da Câmara Municipal existe o vídeo com a íntegra das respostas para que se interessar. Parabéns a esta novidade no Legislativo e esperamos que mais autoridades/secretários(as) municipais sejam convidados a fazer o mesmo. Será que conseguirão?

 

Zona Azul

Assunto do mês de abril, que continua e pelo jeito continuará por um tempo na boca do povo. Vamos iniciar o assunto com perguntas: Para que serve a Zona Azul? Por que se deve criar Zona Azul? Zona Azul deve ser uma fonte de renda para os governantes?

Zona Azul – Para que serve? Por que criar? I

Segundo estudos sobre mobilidade urbana em cidades que tem um volume de carros que dificultam o estacionamento nos centros da cidade, a criação de Zona Azul é uma forma de democratizar os espaços públicos destinados ao estacionamento de veículos e melhorar o fluxo do trânsito de veículos, dar maior fluidez – maior facilidade, nesses locais. Facilitar o acesso ao comércio e prestadores de serviços do centro das cidades.

Zona Azul – Para que serve? Por que criar? II

Evitar apropriação indevida dos espaços públicos destinados ao estacionamento de veículos, evitar que os espaços públicos transformem em verdadeiras garagens privadas e com isso dificultando o acesso democrático desses espaços públicos. Disciplinar e democratizar o acesso aos estacionamentos nas vias públicas.

Zona Azul – deve ser uma fonte de renda para os governantes? I

Não, de forma alguma, pois caso ocorra isso estaremos tendo aumento de imposto indiretamente. Com certeza, governante que usa Zona Azul como mais uma fonte de renda não é uma pessoa bem intencionada e trata-se de um péssimo gestor público.

Zona Azul – deve ser uma fonte de renda para os governantes? II

Em muitas cidades do Brasil e do mundo tem Zona Azul e os governantes investem dinheiro público nessa situação. Alguns chamam: de subsídios, outros de despesas e outros de investimentos para melhorar a mobilidade urbana.

Zona Azul – deve ser uma fonte de renda para os governantes? III

Dependendo da forma como ocorre “a mobilidade urbana” de uma cidade, essa pode aumentar ou diminuir os custos da economia como um todo. Por exemplo: as pessoas com seus carros não encontram lugar para estacionar, essas ficam “rodando” procurando vagas, com isso ocorre maior gasto de combustível, aumento da poluição do ar/sonora, lentidão/congestionamentos no trânsito e muitos outros aborrecimentos e custos para a sociedade. Por isso o poder público precisa investir em “mobilidade urbana” com o objetivo de impulsionar a economia e reduzir danos a essa.

Zona Azul – funcionamento

As reclamações são muitas e de acordo com aqueles que trabalham/estudam o assunto algumas são pertinentes e outras não.

Zona Azul – funcionamento II

Tem o não tem tolerância? Uma pessoa de carro que vai “pegar” o filho na escola e fica estacionada/parada por mais de 5 minutos esperando o embarque de seu filho com o carro desligado (motorista dentro do carro) num lugar de estacionamento/vaga de Zona Azul têm que pagar? Será multado se não pagar?

Zona Azul – funcionamento III

Em muitas cidades a tolerância, para não pagar e com isso não infringir a lei de trânsito, é de 15 minutos, lembrando que a Zona Azul não é para ser fonte de arrecadação, mas sim de permitir a democratização do uso dos estacionamentos nas vias públicas e dar maior fluidez ao trânsito.

Zona Azul – funcionamento III

Em muitas cidades, dependendo do local “do estacionamento público”, o preço e o tempo de permanência são diferenciados, quanto mais periféricos ao centro menor o valor das tarifas e maior tempo para ficar estacionado.

Zona Azul  ou estacionamento rotativo

Com certeza nossa cidade precisa, por isso deve continuar. Porém os gestores devem melhorar os serviços, discutir e apreciar algumas demandas. Humildade, competência e espírito voltado para o bem comum devem prevalecer.

Desde 07 de abril de 2018, o portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site www.portoferreirahoje.com.br . Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.

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