Nesta terça-feira (28/05) a exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira” comemora o Dia do Ceramista – e também o dia do nascimento de Villin – com palestras que têm tudo a ver com Porto Ferreira, a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração. Duas palestras, com início às 20h e entrada franca, abordarão o tema da cerâmica.
A primeira será ministrada pelo professor de Sociologia e fotógrafo Guilherme Zullo, com o tema “A cerâmica na história da evolução humana”. Especialista em etnografia, fotografia e cultura popular, o palestrante mostrará por meio de imagens e outras manifestações culturais, como o trabalho em argila contribuiu para o desenvolvimento cultural dos seres humanos. Zullo lembra que a cerâmica faz parte da história de Villin, que veio da França para Porto Ferreira para trabalhar como desenhista na Fábrica de Louças, a primeira indústria do segmento da cidade na década de 1920.
Na segunda palestra da noite, o pesquisador da história de Porto Ferreira, Miguel Bragioni, abordará o tema "A importância da cerâmica no desenvolvimento de Porto Ferreira", tratando dos aspectos históricos da industrialização em Porto Ferreira, desde as olarias de tijolos até a moderna indústria atual.
O evento é gratuito e acontece no mesmo local da exposição, na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube, bem no centro da cidade. Para participar basta inscrever-se pela página da exposição no Facebook, clicando na aba “Eventos” (www.facebook.com/jeanvilllin).
A exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira” está em sua última semana. Quem ainda não visitou poderá fazer até sexta-feira, das 10h às 18h.