O especialista em transformação pessoal e organizacional ex-consultor de empresas como Petrobrás, Johnson & Johnson, Ambev e Whirlpool (Brastemp/Consul), Ricardo Macedo, resolveu mudar sua própria vida, tirando-a do “piloto automático” para viver mais próximo à família e buscar valores que lhe dessem um sentido maior para a vida. Sua experiência foi sintetizada na palestra “Desperte para uma vida extraordinária”, ministrada na última quinta-feira, 30. O evento encerrou as diversas oficinas e palestras que aconteceram durante todo o mês de maio como programação da exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira”, que aconteceu na sede social do Porto Ferreira Futebol Clube, em Porto Ferreira, SP.
Macedo abordou o tema a partir da pergunta: “qual é a fotografia por trás do quebra-cabeça de sua vida?” Se não soubermos responder a isso é porque estamos vivendo no “piloto automático”. Para ajudar a definir esta “fotografia”, o palestrante aplicou uma ferramenta de clareza, utilizada no Coaching, chamada “roda da vida”. Ele destacou o poder dos nossos pensamentos para bloquear ou dinamizar a busca pelos objetivos. “Dominar os pensamentos é fundamental para alcançarmos os resultados que desejamos”, disse Macedo.
Por isso, é essencial que identifiquemos nossas crenças. Elas são construídas a partir de repetições ou de fatos de grande impacto emocional em nossa vida que automatizam o nosso comportamento. Para muda-las e buscar uma “vida extraordinária”, o ex-consultor deu alguns conselhos: afaste-se do que é negativo e de pessoas tóxicas, tenha consistência, faça afirmações positivas e utilize visualizações, viva sem vitimismo ou autopiedade e faça o que é preciso ser feito.
Macedo concluiu alertando aos participantes que o processo de mudança não segue a lógica da internet onde tudo é rápido, prazeroso e fácil; ao contrário, buscar uma “vida extraordinária” é um processo lento, caro e doloroso, mas que – exatamente por isso – é recompensador e traz resultados sólidos para si mesmo e para todos que nos rodeiam.
Para Mateus Martins Alves, 25, autônomo, a palestra despertou a vontade de se reinventar e se redescobrir. “Estou aqui exatamente para isso, para dar um novo rumo à minha vida e tentar melhorar não só a minha vida como de outras pessoas também!”, disse. Para a professora aposentada, Lucia Regina de Magalhães, 54, Macedo a fez pensar que é necessário ter foco em suas próprias potencialidades, independente do que os outros digam ou pensam. Márcia Alves da Silva, 37, recepcionista, disse que o que mais lhe chamou atenção foi constatar o poder de nosso inconsciente: “Muitas vezes pensamos que é uma força maior que está fora da gente que direciona nossa vida, mas na verdade não é isso; tudo está dentro da gente mesmo”, explicou. O administrador de empresas Leandro Gentina, 34, destacou o poder dos pensamentos negativos para bloquear nosso potencial: “Eu procuro fazer muito isso que o Ricardo abordou hoje, ou seja, evitar os pensamentos negativos e cultivar os positivos. Achei muito boa a palestra, adorei!”, comentou Leandro que também é presidente da Associação Comercial de Porto Ferreira.
A exposição “Jean Gabriel Villin – um francês à brasileira” foi uma realização da Ideologie, Secretaria Estadual de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC. Contou com o apoio do Recanto do Leitoa, da Kurashiki e da Prefeitura de Porto Ferreira. Teve o apoio cultural do Porto Ferreira Futebol Clube, Porto FM e EPTV, com o patrocínio máster da MarGirius.
Por: Assessoria de Imprensa – Clip Comunicação Evandro Denzin (MTb 39.413/SP) Email: evandrod@clipcom.com.br