Sessão da Câmara – I
Foi tranqüila e muito rápida, o assunto “Empréstimo” foi citado bem de leve, pois a votação do Projeto de Lei autorizando esse será na sessão da próxima segunda feira, dia 15 em primeiro turno, e provavelmente na quarta feira em segundo turno. Tudo indica que a aprovação é certa, e não haverá nem dificuldades e nem surpresas. Aguardemos.
Sessão da Câmara – II
O assunto de maior destaque foi sobre “Fakes” em redes sociais atacando alguns membros do legislativo ferreirense. Os vereadores foram bastante rígidos nas respostas ao “fakes”, inclusive fizeram ameaças veladas e diretas aos “Fakes”, pois pelos discursos deram a entender que sabem quem são as pessoas que estão direta ou indiretamente “por trás desses “Fakes”
Fakes e Fake News
Voltamos ao comentário nosso da semana passada. Alguns vereadores, no passado não muito distante, utilizaram-se das redes sociais para compartilharem “Fake News” contra partidos e líderes políticos e agora reclamam dos “Fakes”,… plantaram e estão colhendo, do mesmo modo… Quem sabe aprendem a não mais compartilharem “Fake News” pelas suas redes sociais. Nós sempre estaremos acompanhando.
Empréstimo de R$ 26 milhões – I
Continuamos nossa enquete, está semana visitamos estabelecimentos comerciais para ouvir das pessoas sobre o “Empréstimos”, dessa vez encontramos mais gente informada sobre o assunto, e a maioria demonstrou favorável ao “Empréstimo”, pouquíssimas pessoas colocaram algum se não, e pelas conversas não estão nem um pouco preocupadas com a dívida, desse “Empréstimo” que deverá ser paga no futuro próximo pela Prefeitura
Empréstimo de R$ 26 milhões – II
O que está assustando e a falta de conhecimento “dos políticos” sobre a real situação do orçado e do realizado da Prefeitura seja no ano de 2019, como dos anos anteriores, além disso, ficam falando que as prestações anuais do “Empréstimo” só irão comprometer entre 3% e 5% do “orçamento” e que haverá aumento de arrecadação suficiente para pagá-las com tranqüilidade. Lembro a esses “políticos” que a maior parte dos gastos da Prefeitura são “gastos obrigatórios” – mais de 60% e são atrelados a arrecadação, ou seja, se aumenta arrecadação aumenta os dispêndios obrigatórios, portanto você deve atrelar as parcelas anuais nesses 40% – ou menos restante que são os “gastos discricionários”, daí a coisa pode pegar
Portal Transparência da Prefeitura
O assunto acima poderia ser mais fácil der ser esclarecido e compreendido, se o Portal Transparência da Prefeitura estivesse funcionando de acordo com a Lei de Acesso, mas a displicência da área responsável em manter esse portal “correto” é enorme. Não foi falta de aviso.
Eleições 2020 – I
Alertamos novamente aos postulantes a Vereador que nas próximas eleições de acordo com a Lei vigente, não poderá haver coligações nas proporcionais (cargo de vereador), portanto todos os partido concorrerão “sozinhos”, daí a necessidade de “chapas completas” – ou seja – 17 candidatos com no mínimo 30% do sexo feminino. Pode concorrer com menos candidatos, sim pode, mas dificulta muito atingir o quociente eleitoral, próximo de 2.800 votos.
Eleições 2020 – II
Por isso acreditamos na redução de partidos participante nas eleições proporcionais de 2020. A base do governo Rômulo na Câmara está entre 7 e 10 vereadores (contamos aí dois suplentes que assumiram). Quais desses vereadores mudarão de partido? Quando mudarão, em abril – janela? Quais partidos formarão a base da disputa da proporcional a favor da atual administração?
Eleições 2020 – II
Como ficará a chapa onde estão os vereadores professor Sérgio e Ismael, a chapa está sendo completada? Como ficarão os vereadores Marcelo Ozelin e Dentinho, do PSDB, mudarão de partidos?
********** **********
O portoferreirahoje publica semanalmente a coluna “Política Ferreirense: entre Boatos, Verdades e Pós Verdades”. A coluna explora vários temas ligados aos poderes legislativo e executivo, dando ênfase aos bastidores. A coluna está sendo feita de forma coletiva com a participação de amigos e colaboradores do site.
Aqui ficam nossos agradecimentos aos amigos e colaboradores.