O mês de agosto é o mês dedicado à amamentação. Desde 2017, é comemorado o Agosto Dourado, enfatizando a importância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade do bebê. A cor escolhida para essa data faz alusão à definição da OMS (Organização Mundial da Saúde) sobre o leite materno ser como o alimento de ouro para a saúde dos bebês.
Entendendo a importância dessa data e pensando na promoção de uma conscientização geral das pessoas para esse fato, a equipe da Unidade de Saúde Iracema Maria Amélia Perondi (CS-II) buscou apoio de diversos profissionais para promover uma manhã dedicada à apresentação do tema para gestantes, mulheres que estão amamentando e para pessoas interessadas no assunto.
O pediatra Dr. Matheus Diniz Rodrigues esclareceu diversas dúvidas a respeito dos bebês e das mamães que estão amamentando. Ele abordou a correta higienização das roupinhas dos bebês; a melhor posição para o bebê dormir seguro; a melhor posição para o bebê mamar corretamente; como armazenar o leite materno na geladeira e no freezer; quais os alimentos proibidos para o bebê até os 2 anos de idade; a maneira correta de introduzir a papa de fruta a partir dos 6 meses; a importância de esvaziar completamente uma mama para, só então, oferecer a outra para que o bebê ganhe peso; e enfatizou a importância de nunca dar as costas para o bebê enquanto pega uma fralda ou qualquer outra coisa, pois todo o cuidado e atenção são necessários.
A Dra. Lisa A. Calherani Parizi, nutricionista, também esteve presente informando sobre os alimentos a serem evitados durante a amamentação; os alimentos que podem ser consumidos com moderação; os alimentos que são bons no período de amamentação, proporcionando uma alimentação equilibrada e balanceada; e a importância das mamães se manterem hidratadas com muita ingestão de água.
Também desmistificou algumas ideias que cercam esse tema, como o mito de que a cerveja preta e a canjica aumentam a produção de leite. Na verdade, o consumo de álcool não é, de maneira alguma, aconselhado nesse período. Ela deu algumas dicas de amamentação e algumas dicas de alimentação dos bebês também, ressaltando a importância do aleitamento materno e orientando as mães para que quando precisarem dar o leite que foi tirado do seio, não usar a mamadeira, e sim o copinho, para que o bebê não se acostume com a mamadeira e deixe de pegar o peito.
O evento contou ainda com a participação da psicóloga Dra. Juliana Andrielli Ramos, que falou sobre os aspectos emocionais que envolvem a amamentação e de como a interação mãe e filho começa desde a gestação e do quão importante é essa interação ainda antes de o bebê nascer. Ela abordou a importância de as mães se manterem calmas e de não desistirem no começo, por mais difícil que possa parecer a situação. Também salientou a importância do apoio do parceiro nesse momento e de como tudo isso interfere no emocional de maneira positiva, ajudando a prevenir uma depressão pós-parto, por exemplo.
Depois dessa roda de conversa, ainda foi serviço um café e feito o sorteio de uma cesta de frutas, preparada pela nutricionista, pensando em uma alimentação equilibrada para as mamães presentes.
A Secretaria de Saúde agradece aos profissionais, equipe e população presentes ao evento.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos







