Na 34ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (23/09), o vereador Sérgio de Oliveira (DEM) usou seu tempo na palavra livre inicial para falar sobre a entrada no Projeto de Lei Complementar nº 07/2019 que altera a Lei Complementar nº 128/2012 e regulamenta o cadastro emergencial de professores para substituição em caráter eventual na rede municipal de ensino.
O projeto tramitará em caráter urgência e foi encaminhado para as Comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Educação.
“As pessoas que estavam presentes semana passada, os caros colegas devem se lembrar, que eu fiquei um pouco revoltado com uma resposta que eu recebi da senhora secretária de Educação”, declarou Sérgio de Oliveira sobre a resposta ao Requerimento nº 298/2019 recebida na sessão passada.
O vereador disse que, com a entrada desse projeto, seu objetivo com o requerimento foi alcançado. “O nosso objetivo foi alcançado com o projeto de cadastro emergencial encaminhado para essa Casa de Leis, para os professores que foram prejudicados, em que foi feito um processo seletivo eliminatório vergonhoso, tirando muitos professores, pais de famílias da rede municipal de ensino”, reforçou.
Sérgio de Oliveira falou da importância de ter professores substitutos disponíveis. “Os nossos alunos estão sendo muito prejudicados por não ter o professor da área para substituir o professor quando ele precisa faltar”, afirmou.
Sobre a resposta recebida na sessão passada, o vereador contou que a secretária de Educação, Claudia Aguiar, escreveu que não tinha controle dos professores substitutos. “Na oportunidade, eu disse que era vergonhoso isso, a Secretaria de Educação não ter esse controle. Porque se eles não têm quem que vai ter”, questionou Sérgio de Oliveira.
“Para todos verem que eu não sou aquele vereador que é oposicionista e que faz oposição por fazer, eu estou vindo aqui hoje agradecer o Poder Executivo porque nos mandou o projeto que nós pedimos e que muitos professores estavam esperando. Mesmo que tardio, mas vai ser corrigido e os nossos alunos serão os mais beneficiados”, ressaltou o parlamentar.
O agradecimento por ter encaminhado o projeto, segundo o vereador, não é apenas dele, mas também dos professores e dos pais dos alunos. “Muitos professores que eu conversei esse final de semana estão contentes por poderem voltar à rede municipal daqui uns dias como substitutos e também muitos pais me ligaram e estão contentes porque seus filhos não serão mais prejudicados”, finalizou Sérgio de Oliveira.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira