Segundo a Revista Latino Americana de Enfermagem, “… a tendência é o aumento da demanda por ILPIs no Brasil, embora as políticas priorizem a família como signatária do cuidado ao idoso. Ainda que imbuídos dessa percepção, há consenso de que, em muitos momentos, a ILPI se torna alternativa importante, uma opção voluntária e esperada, devendo assegurar a qualidade de vida das pessoas…”. Diante desta realidade, o Solar dos Jovens de Ontem tem trabalhado para assegurar este objetivo, para que de fato os idosos institucionalizados ganhem bem estar e qualidade de vida.
Em meio a diversas atividades realizadas pela equipe técnica da instituição, o assistente social Alex de Souza Magalhães, tem trabalhado com as assembleias dos moradores.
Nessas Assembleias, os idosos têm autonomia para manifestar suas alegrias, emoções, reclamações, elogios, sugestões e apontamentos que fazem com que o Solar alcance os objetivos de uma Instituição de Longa Permanência.
Para Alex, organizador do projeto de Assembleia dos Moradores, o Solar visa conceder ao idoso os direitos fundamentais conforme rege o Estatuto do Idoso, em seu segundo artigo que diz: “O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade”.
Norteado nesse fundamento, foi criado a eleição para escolher um representante dos moradores e seu associado, que pudessem representar os idosos em algumas propostas de melhorias da instituição, assim como assinar com o presidente e equipe técnica do Solar, a ata da Assembleia de Moradores do Solar, além de outras participações significativas em reuniões de conselhos referentes ao idoso, quando oportuno.
“Muito legal, ótimo. Porque assim, concede voz para os idosos e isto é muito importante, afirma a presidente da Assembleia dos Moradores do Solar, Helena Roberto de Lara Tofolli, 81 anos”. Já o Manoel Messias da Silva, 64 anos, eleito o vice presidente da Assembleia dos Moradores do Solar, afirmou que este ato tenta organizar o trabalho com os internos e procura entender as dificuldades de cada um.
Alex afirma ainda que a Assembleia tem concedido liberdade aos idosos e eles têm manifestado suas opiniões e sugestões em diversos assuntos pertinentes a instituição.
Para o novo presidente constituído do Solar dos Jovens de Ontem, o empresário Marco Antônio Ponciano “… as assembleias são muito importantes para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e cabe aos dirigentes da instituição, proporcionar o bem estar através de uma gestão de excelência”.
“… Todo projeto desenvolvido, todo trabalho realizado, exige atenção de todos e não é diferente dos colaboradores que têm cooperado em grande demasia com esta instituição, o que leva a diretoria, funcionários e moradores do Solar a agradecê-los e solicitar a não deixarem de participar dos projetos, uma vez que cada doação, participação, manterá o Solar em pleno funcionamento e com autonomia para alcançar os objetivos…”
Por : Alex de Souza Magalhães







