A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou o 6º caso de sarampo no município este ano. Diante desse panorama, as autoridades alertam para a necessidade de se tomar a vacina contra a doença.
Aqueles que ainda não tomaram devem procurar uma Unidade de Saúde, juntamente com a carteirinha de vacinação, para avaliar a necessidade. Ou, se tem criança a partir de 6 a 11 meses que ainda não se imunizaram, esta precisa ser levada ao posto de saúde para início da dose D contra sarampo.
O esquema de vacinação é o seguinte:
- Até 29 anos: tem que ter duas doses de vacina comprovadas em carteirinha;
- 30 a 59 anos: tem que ter uma dose da vacina;
- Profissionais da Saúde: duas doses, independentemente da idade.
- A partir de 60 anos não toma vacina.
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e o contágio ocorre por meio de secreções respiratória, transmitida através da fala, tosse e espirro do indivíduo infectado.
Os sintomas são febre alta; exantema pelo corpo (manchas vermelhas), que na maioria das vezes se inicia pelo rosto; coriza (nariz escorrendo); tosse; conjuntivite não purulenta; manchas de Koplik (pequenas manchas brancas na boca).
A única prevenção é com a vacinação, a vacina SCR (sarampo/caxumba/rubéola) em crianças que neste momento devido ao senário epidemiológico de sarampo o Ministério da Saúde incluiu a vacina SCR para crianças a partir de 6 meses completos a 11 meses, devendo essas crianças serem revacinadas com 1 ano de vida.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3585-1634 (Unidade da Criança).
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos