Onde será que a Rena do Nariz Vermelho vai passar a noite de Natal? Berlim? Barcelona? Paris? San Francisco? Oslo? Ou na Frei Caneca?
********
Ho! Ho! Ho! Vamos, meninas: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e Bernardo! Levem os brinquedos para as crianças.
********
Aproveitando que o governador cantou, dançou e sapateou na cara dos tucanos de alta plumagem surge a pergunta: quando é que ele vai colocar no orçamento do Estado a pavimentação do trecho da SP-328 para ligar a avenida Comendador Assad Taiar ao centro educacional do Sesi?
********
A música dos sertanejos diz: “DJ mais louco do que o Padre do Balão”. E pelo jeito foi ele que escolheu as canções para tocar durante a visita do governador a Porto Ferreira.
********
Só se fala nisso entre os idosos. Puseram a música “Meu querido, meu velho, meu amigo”, do Roberto Carlos. Ué, mas esse não é o tema usado por um tradicional político em seu programa dominical no rádio? Ninguém entendeu nada. Nem os velhinhos.
********
O pior foi colocar o “Tema da Vitória” que a TV Globo usava nas transmissões da Fórmula 1 para comemorar as corridas que Airton Senna chegava em primeiro lugar. Coincidência ou não, é o tema usado por um político em seu programa no rádio aos domingos de manhã.
********
Quando será que o prefeito RR vai cumprir a promessa feita na semana passada para a filha do homenageado do Centro do Idoso? Ou vai virar um prefeito “promessinha”? Prometeu emprego? Então cumpre!
********
A Prefeitura deixou a moça sem nada, sem recursos e sem a possibilidade de voltar a trabalhar na banca. E sabe o que ela ganhou? Uma carona no carro oficial e um abraço do governador.
********
Começou a novela que todos já esperavam: o canteiro de obras da Avenida Mariano Procópio foi interditado pela Defesa Civil. Os serviços foram paralisados no dia 14 e as máquinas deixaram o bairro.
********
O que acontece lá: a concessionária de energia elétrica precisa dar profundidade aos postes que estão com o aterramento comprometido. Retiraram tanta terra do canteiro central que há risco dos postes tombarem. E não são os postes que caíram anteriormente. São os postes da parte alta da avenida.
********
Falando nisso, quem pagará a conta dos serviços realizados pela concessionária de energia elétrica? Ou vai ficar de graça? Claro que não. A conta irá para a Prefeitura? A conta irá para a empresa que causou o problema? Ou para os moradores? Podem também colocar na conta do Abreu. Porque se ele não pagar…
********
Pelo andar das coisas, os serviços devem retomados daqui um mês, mais ou menos lá pelo dia 13 de janeiro de 2020. Com a previsão de chuvas fortes na cidade este mês e janeiro, isso quer dizer que a vida dos moradores da avenida será um mar de lama.
********
Quem é proprietário de chácaras de aluguel, tem casa de veraneio ou vai receber parentes neste final de ano pode contabilizar os prejuízos. Quem é que vai querer ficar naquele lamaçal e ainda por cima com risco de ficar sem luz elétrica. Que presente de Natal!
********
Só os fracos entenderão:
“Então é Natal, e o que você fez?
O ano termina e nasce outra vez
Então é Natal, a festa cristã
Do velho e do novo, do amor como um todo”
********
A polêmica está gerada. A falta de atualização dos dados cadastrais previsto no Código Tributário do município gera multa de R$ 832,10. Sim, o Prefeitaxa não quer saber se o pato é macho, como diz a marchinha de carnaval. Ele quer arrecadar, tem sanha por arrecadar e arrancar dinheiro do povo. Aprendeu nos livros para um dia usar. Cruel, muito cruel.
********
Para fazer a atualização dos dados cadastrais é simples. Basta ligar o computador, entrar no site da Prefeitura, clicar na aba e tirar…leite de onça correndo. Ou até mesmo contar as gotas do oceano e multiplicar pelos grãos de areia da praia.
********
Assim que contribuinte chegar na fase quatro do processo de atualização cadastral, só precisa dividir o número de estrelas do céu e pela quantidade de paralelepípedos que havia na avenida 24 de Outubro. Pronto, sua atualização foi realizada com sucesso.
********
Bode Orelhão está doido da vida. Participou do sorteio do amigo chocolate e caiu com o Prefeitaxa. E agora? Não sabe se compra chocolate ao leite, chocolate meio amargo ou chocolate 100% cacau de origem.
********
O Prefeitaxa gosta mesmo é de multar o contribuinte. Só não multa seus aliados políticos. Tem empresário que o ajudou financeiramente na campanha que está lotado de terreno sujo e RR não manda multar.
********
Parabéns ao pessoal da cultura pelas peças apresentadas na conclusão do curso de teatro. Só que os vereadores ficaram ressabiados: “Contos do Câmara” e “Electra” foram os espetáculos. Pairaram dúvidas no ar.
********
Os edis ficaram com medo porque acharam que as peças iriam contar as peripécias dos vereadores nos bastidores da Câmara. Mas os contos são do Luís da Câmara Cascudo, escritor brasileiro, pesquisador e narrador de contos tradicionais. Não tem nada a ver com o Poder Legislativo e seus segredos.
********
A peça “Electra” também não tem nada a ver com a taxa de iluminação ou o pagamento dos serviços da avenida Mariano Procópio. Essa personagem pertence à mitologia grega e já protagonizou a novela “Mandala” da Globo. Esses vereadores têm cada uma.
********
Falando no assunto, em breve vai dar cupim nas relações entre a Secretaria de Cultura e as escolas de dança. Não é segredo que as proprietárias e o secretário trocam as farpas nas coxias.
********
Atenção políticos e pré-candidatos de plantão: vocês que pretendem fazer reuniões com correligionários, partidários, asseclas, cupinchas, seguidores e puxa-sacos devem ter cuidado com as gravações de áudio nos celulares. Tem gente infiltrada! A milícia digital financiada com dinheiro público está a todo o vapor.
********
O nosso querido “Detritódromo”, lá pelas bandas do Jardim Águas Claras, continua batendo um bolão. Vem gente de fora da cidade para conhecer o mais novo patrimônio da Prefeitura: um monte de entulho às margens da rodovia SP-215.
********
O Senhor “Voto de Minerva” não se cansa de lamber a “Branca de Neve” e os “Sete Anões”. De vez em quando joga uma maça envenenada e a “Branca” dorme um sono profundo. Esperto esse Cabôco Mamadô.
********
O Senhor “Voto de Minerva” incorpora o Cabôco Mamadô sempre que tocam o Hino Nacional. Patriota como sempre foi, entoa com voz grave no plenário. Só que lá na porta da cozinha é “Puf, puf, puf”. Que mania feia!
********
Da série a série “Nunca tanto gastaram tanto”: o governo estadual vai destinar R$ 396 mil reais para revitalizar a Central do Turista. A pergunta é: por qual motivo um prefeito vai gastar tanto em um equipamento público que não funciona?
********
Os leitores da coluna pedem críticas construtivas. Neste Natal é fácil fazer alguém feliz. Você tem uma bolsa usada que não quer mais? Sim?
Então coloque dentro dela: sabonete, creme dental, absorvente, batom, pente, o que você puder doar e quando encontrar uma mulher carente na rua dê pra ela de presente. Essa é a campanha Maria Bonita no Natal. Depois é só compartilhar com os amigos para chegar a muitas mulheres.
********
A Nê Peixeira, a Rosinha Chuvisco, a Dona Sonora, o Lazinho Cadeado, o Salvador Beleza e o Bitingão foram tirar a segunda via do RG lá no Poupa Tempo Municipal. Ficaram sabendo que o sistema não está funcionando. É que o senhor Sistema da Silva está de férias.
********
O título da coluna é uma homenagem aos “payaguaes” ou paiaguás, grupo indígena que, segundo a história, habitava o vale do rio da “Cobra Grande”. Tinham um código de honra que impedia que um guerreiro recuasse em batalha.
********
Afinal, do bambu saem as flechas. Enquanto ainda existir bambu, lá vai flecha.