A chapa esquentou mais uma vez. Foram mais de quatro horas de discussões e apresentações de pontos de vista. Favoráveis e contrários.
O debate promovido na rádio Comunidade FM na noite de segunda-feira, 13, com mediação de Paulo Carvalho, sobre o Plano de Carreira dos Profissionais de Educação de Porto Ferreira, demonstrou a fragilidade do projeto de lei apresentado pelo prefeito Rômulo Rippa.
O programa foi considerado um “campeão de audiência” pelo locutor e pelos diretores da Comunidade FM. Os professores que estiveram no estúdio da emissora puderam expor seus argumentos e justificativas, pontualmente a cada item considerado polêmico.
De acordo com a Prefeitura Municipal, onze pontos do projeto estão entre os mais polêmicos e ganharam tanta repercussão negativa nas redes sociais que fez a Assessoria de Comunicação divulgar uma nota oficial esclarecendo as questões.
São eles: estabilidade, processo de atribuição de aulas e classes, professor de educação especial, piso salarial, readaptação profissional, adicional noturno, vale-alimentação, avaliação prevista para a evolução por desempenho, vale-transporte, categorias de profissionais da educação, dedicação exclusiva e calendário escolar.
Durante o debate, um educador lançou a expressão que resumiu o que é o Plano: “Não jogue o bebê fora junto com a água do banho”. Ou seja, não se deve rejeitar uma coisa boa juntamente com um restante todo sujo, contaminado, não se pode ser tão precipitado a tal ponto.
As coisas poderiam ter sido menos dramáticas para o prefeito no sentido da aprovação.
Em duas oportunidades, Rômulo Rippa teria feito comentários infelizes sobre ser professor e a remuneração que é feita a essa categoria. Além disso, houve uma manifestação equivocada do chefe do Executivo em seu programa semanal de rádio que não agradou aos educadores, transformando o Plano de Carreira em um “Cavalo de Batalha”.
O assunto ainda tem pano pra manga e não se deu por encerrado. Após a sabatina, da qual o prefeito se ausentou, a próxima rodada já tem hora e data para acontecer.
A Câmara Municipal de Porto Ferreira realiza quarta-feira, 15, a partir das 18h, nova audiência pública para discutir o Projeto de Lei Complementar nº 10/2019 que institui o Plano de Carreira e o Estatuto dos Profissionais da Educação no município de Porto Ferreira.
Depois de apresentarem o projeto em dezembro passado, os vereadores voltam a se reunir com os educadores e interessados no Plenário Syrio Ignatios para discutir o projeto.
Nessa audiência, a intenção é avaliar, junto à população, as propostas já protocoladas na Câmara pelos profissionais da educação sobre sugestões de alteração ao projeto que podem se transformarem em emendas. A intenção é aperfeiçoar o texto-base a ser colocado para votação.