Na 1ª Sessão Ordinária de 2020, realizada na segunda-feira (27/01), o vereador Renato Rosa (PRP) apresentou o Requerimento nº 08/2020 que solicita informações sobre a possibilidade de cascalhamento nas ruas do bairro Cuca Fresca.
Após visitar o bairro, Renato Rosa se deparou com a situação das ruas. “Quando está seco é um areião que não dá nem para transitar e quando está chovendo, está cheio de água é a lama que também não possibilita o trânsito”, afirmou o vereador.
O bairro se encontra na divisa com a cidade de Descalvado e na parte que pertence a cidade vizinha houve o cascalhamento das ruas. “Está funcionando muito bem lá, então estou sugerindo essa ideia para o prefeito e pedindo para que, se porventura houver alguma sobra nesse pacote de investimento que nós aprovamos, dê uma atenção lá para o bairro para atender a demanda dos moradores”, concluiu Renato Rosa.
O vereador Élcio Arruda (MDB) subiu a tribuna para falar sobre o requerimento. “Vereador Renato Rosa, parabéns pelo requerimento. Tenho alguns amigos que residem lá, algumas pessoas que têm chácaras e é um problema crônico”, ressaltou.
Segundo o parlamentar, os moradores do bairro esperam há anos por melhorias. “Acho que antes do cascalhamento tem que ser retirado um pouco daquele excesso de areia porque eu acho que se jogar o cascalho do jeito que está perderia”, sugeriu Élcio Arruda.
Outra sugestão que o vereador deu para o bairro é a melhoria na iluminação. “Solicitamos para a concessionária responsável pela entrada do bairro que se faça uma rotatória ali também, sinalização. Pagamos pedágio, pagamos impostos e infelizmente as concessionárias não retornam com melhorias para a população”, completou.
Quem também falou sobre o assunto foi o vereador Gideon dos Santos (PSD). “Vereador Renato, importante esse requerimento. O bairro Cuca Fresca sofre muito há várias décadas com a situação daquele areião e quando não é areião é barro.”
O parlamentar contou que o serviço feito por Descalvado foi muito bem feito. “Precisamos sim dar uma ajeitada ali porque não adianta meio bairro bom e a outra metade totalmente precária”, declarou.
Gideon dos Santos também falou sobre a falta de infraestrutura no bairro Estância Flávia que fica próximo ao Cuca Fresca. “O Estância Flávia passa pela mesma situação. Precisa-se cuidar desses dois bairros, principalmente por ser um recanto de chácaras, muitos munícipes vão ali para passar o final de semana.”
“Estamos cobrando todos os dias, cabe ao Executivo, cabe à Intervias estar atendendo a demanda da população. O vereador traz aqui a demanda de quem?Não a dele, mas sim daquele eleitor, daquele cidadão que vem pedir. Infelizmente, Poder Legislativo não pode fazer, quem executa é o Poder Executivo”, concluiu Gideon dos Santos.
O vereador Ismael daSilva (DEM) também subscreveu o requerimento. “É de suma importância frisar que,no ano passado, o presidente (vereador Gustavo Braga Coluci – PTB) e o vereador Francisco Pereira também fizeram um requerimento pedindo a ARTESP e eu não sei se vocês leram a resposta do requerimento da concessionária, mas temos que cobrar mais incisivamente.”
Segundo o vereador, dentro do projeto Cidade Legal, há a previsão de regularização fundiária do bairro Estância Flávia. “Jác omeçou pelo Jardim Alegrete, Jardim Anésia, uma parte da Vila Maria, EstânciaFlávia, a avenida Nossa Senhora Aparecida, todos estão dentro do projeto”, enumerou parabenizando a seção de Habitação da Prefeitura pelo trabalho.
Ismael da Silva reforçou que é necessário continuar cobrando. “Temos que cobrar por melhorias, a rotatória, a entrada, a limpeza, a Intervias tem que limpar, é um mato. Vamos cobrar a todos.”
Outro vereador a parabenizar Renato Rosa pelo requerimento foi Francisco Pereira (MDB). “Eu fiz requerimento ano passado e atenderam em parte, mas não foi o suficiente. Os moradores vieram reclamar porque o lado de Descalvado está bem cascalhado e o nosso não”, resumiu.
Franciso Pereira contou que no bairro Estância Flávia foi colocado entulho e resultou em pneu furado e reclamação dos moradores. “Eu falei que íamos tomar providência, íamos pedir. Nós vamos cobrar do Executivo, mas o vereador faz o requerimento, faz a indicação,mas quem executa é a Prefeitura”, salientou.
Para o vereador Alessandro Bertazi (PSDB) os bairros Cuca Fresca e Estância Flávia estão há 40 anos esperando pelo asfalto. “Nós tivemos alguns avanços, vamos ter outros avanços nos próximos meses por conta da regularização fundiária do Jardim Alegrete, do Jardim Anésia 2, estamos também tirando do papel a Estância dos Granjeiros”, pontuou.
Mas, segundo o vereador, ficarão faltando os dois bairros junto como o Paschoal Salzano. “Eu acho que já passou da hora de estar olhando para aquele bairro com um pouco mais de carinho, não é um bairro tão grande, não vai utilizar tanto investimento”, disse se referindo ao Cuca Fresca.
Além do asfalto, também sugeriu que seja feita toda a infraestrutura do bairro. “Drenagem de água,guia, sarjeta, não sei se tem rede de esgoto lá, mas eu acho que precisa ser feito também rede esgoto. Passou da hora, são 40 anos que aquelas pessoas estão esperando isso.”
Finalizando a discussão sobre o requerimento, o presidente da Câmara, vereador Gustavo Braga Coluci, parabenizou o vereador Renato Rosa pela matéria. “Nós já entramos com matéria ano passado sobre esse bairro, porém as respostas não foram satisfatórias, principalmente as da Intervias.”
O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para a resposta do Executivo Municipal.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira