Os professores retornaram às atividades depois de um recesso escolar no mês de abril. Após replanejamento realizado nas unidades, foi feita a organização das atividades remotas, sejam elas físicas (livros e impressos) ou virtuais. O trabalho dos professores, monitores e atendentes de desenvolvimento infantil (ADIs) está sendo realizado em escalas, isto é, revezando dias de trabalho presencialmente nas unidades, alternados com dias de serviço remoto. O objetivo é minimizar aglomerações, contudo sem deixar de lado o cumprimento das cargas horárias pedagógicas
A Secretaria de Educação de Porto Ferreira tem realizado reuniões frequentes em pequenos grupos, com diretores das Unidades Educacionais, para avaliar as ações das últimas três semanas referentes ao trabalho remoto, questões relacionadas à higiene nas escolas e também sobre as formatações para a presença de professores, monitores e ADIs nas unidades, bem como os responsáveis dos alunos.
Os diretores das unidades avaliaram as ações como muito positivas, indicando como muito bom os índices atingidos na entrega de materiais e acesso dos alunos aos ambientes virtuais das unidades. Em um levantamento de dados da rede, a primeira semana de atividades remotas foram atingidos 88% dos educandos de todos os segmentos, desde as creches até o ensino médio.
A dedicação e o profissionalismo de todos os profissionais da Educação foi enaltecido pela secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, ao analisar a organização e realização das atividades remotas, salientando o esforço de todos para atenderem com qualidade os alunos da rede municipal de ensino de Porto Ferreira, desenvolvendo, inclusive, novas habilidades e estratégias de ensino.
“Eu queria agradecer de público aos professores, monitores, ADIs, diretores e funcionários, pois percebemos que eles estão muito dispostos, cada um desenvolvendo suas atividades e usando a criatividade para encontrar soluções e formas de levar o ensino aos seus alunos. Parabéns pela dedicação”, disse a secretária.
As atividades remotas continuarão sendo realizadas durante o período de suspensão presencial das atividades nas unidades. A equipe gestora, sob acompanhamento da Secretaria de Educação, vem monitorando tais ações no intuito de manter a qualidade das atividades, oferecendo suporte aos profissionais da Educação e garantindo o cumprimento da carga horária do aluno, seu desenvolvimento afetivo e cognitivo, que deve ser considerado no período em que perdurar o isolamento social.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos







