A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, com recursos provenientes do Ministério Público Estadual, adquiriu 1.000 testes rápidos (IgG e IGM) com o objetivo de iniciar um perfil epidemiológico para covid-19 no município e, assim, agilizar as ações de enfrentamento.
Os testes para detecção do coronavírus estão sendo aplicados, em princípio, nos profissionais da Saúde, profissionais de Segurança Pública, laboratórios prestadores de serviço, instituições de longa permanência (Solar dos Jovens de Ontem e Casa Reamar), Hospital Dona Balbina, Conselho Tutelar, equipe de Controle de Vetores, Limpeza Pública (coleta de lixo e varrição), motoristas do Transporte Sanitário, pacientes que ficaram em isolamento domiciliar por síndrome gripal e não foram testados à época e, por fim, em familiares de casos positivados no período.
Os testes foram realizados em Unidades de Saúde, na Vigilância Epidemiológica, HDB, entidades e empresas. Até agora foram aplicados 592 testes, sendo que apenas 4 deram resultado positivo, sendo estes em pacientes que ficaram em isolamento domiciliar por síndrome gripal.
Foram definidos critérios para a testagem, a seguir:
1. Nas Unidades de Saúde – toda equipe presente no momento da testagem.
2. Profissionais de Segurança Pública – por amostragem.
3. Laboratórios – responsáveis pelas coletas de testes RT-PCR.
4. Unidades de Longa permanência – todos os internos.
5. Hospital Dona Balbina – toda equipe PS, UTI e Enfermaria covid; demais áreas por amostragem.
6. Conselho Tutelar – todos conselheiros.
7. Equipe Controle Vetores – toda equipe presente no momento da testagem.
8. Limpeza Pública – toda equipe.
9. Transporte Sanitário – Todos motoristas que transportam pacientes.
10. Síndrome Gripal – todos pacientes não testados.
11. Casos Positivados – testar familiares.
Nos casos em que a testagem foi realizada por meio de amostragem, caso algum resultado positivasse nessas amostras, toda a equipe seria testada.
O objetivo da Secretaria de Saúde foi abranger a maior área possível e avaliar se a equipe e demais profissionais já entraram ou não em contato com a covid-19. Buscou ainda encontrar os 80% dos pacientes assintomáticos para a doença.
Segundo as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é muito importante rastrear os contatos dentro dos serviços de Saúde, para que possa ser interrompida a transmissão de covd-19.
“Seguimos traçando o perfil epidemiológico, pois esta é uma ferramenta fundamental para traçar as ações de combate. Os números mostram que seguimos seguros em nossa estratégia de retomada gradual de atividades, com total transparência de nossas atitudes”, comentou o prefeito Rômulo Rippa.
Por Cléber Fabbri – MTb 30.118 – Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos