Falar do escritor, poeta e “mestre cuca Tio Zé”, é falar de paixão pelas histórias e estórias, é falar do escritor, que se tornou referência em Porto Ferreira, por destacar-se com seus dotes culinários projetados em livros e transportados para programas de TV, com referência gastronômica.
Assim, é José do Santos Filhos, popularmente conhecido como “Tio Zé”. Servidor Público aposentado, apaixonado pela literatura e cultura popular, tem seu trabalho voluntário destacado por percorrer as escolas do município de Porto Ferreira, lendo contos e contando histórias para crianças estudantes, incentivando o hábito da leitura e o uso da imaginação em suas vidas, também recebe o nosso destaque pelo seu trabalho social.
Tio Zé doou 50 exemplares de seus livros para o Solar dos Jovens de Ontem, com a finalidade de ajudar a instituição neste tempo difícil de pandemia.
Os livros doados fazem parte do Memórias do Tio Zé, volume IV, publicado em 2009 e Cozinhando com o Tio Zé, volume II. Memórias do Tio Zé, faz parte da série de contos que ele escreveu no auge de sua inspiração, a fim de transportar para o conhecimento geral histórias como o Suicídio do Galo e Meu Pai, Meu Herói. Cozinhando com Tio Zé, foi escrito em 2012, ensinando aos leitores como preparar Fogazza à Moda Tio Zé e Pizza do Meu Jeito etc.
Os exemplares destas obras já estão à venda no Solar dos Jovens de Ontem, R$: 10,00 cada. O valor arrecadado com os livros, serão destinados para projetos da equipe multidisciplinar com os idosos. Pode-se destacar projetos como “A Semana do Idoso”, que será realizado entre a última semana de setembro e a primeira semana de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do idoso, comemorado no dia 01 de outubro.
Estudos apontam queatualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos.
Diante deste aspecto desafiador, é necessário muito trabalho para que o bem-estar e qualidade de vida da pessoa idosa esteja sempre em evidência, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.
Neste âmbito, o Solar dos Jovens de Ontem representado pela sua diretoria, gestoras e equipe técnica, agradecem ao Tio Zé pela lembrança e a grandiosa contribuição cultural e literária, dentro da proposta de um escritor de promover o trabalho social harmonizando com a leitura.
Aos interessados em querer adquirir exemplares das obras do Tio Zé e contribuindo com a instituição, pode entrar em contato com o Solar através do telefone e whatsapp (19) 3581-2586 ou pelo e-mail: solarjovensdeontem@yahoo.com.br.