Desde a concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada, em 2011, Porto Ferreira já reduziu seu índice de perdas de água de 55,6% para 25,31% (média de 2020). Na prática, isso representa mais de 2 bilhões de litros de água que foram preservados desde o início da concessão.
O resultado divulgado pela BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços na cidade, é abaixo da média registrada no país que, em 2018, perdeu 38,45% de volume de água na distribuição, de acordo com os últimos dados publicados pelo Instituto Trata Brasil. Além de ser fruto de um trabalho contínuo que prevê, entre outras ações, a localização e reparo de vazamentos.
Um trabalho importante e indispensável para a contínua redução do índice de perdas é a busca por vazamentos não visíveis. Estes vazamentos podem ocorrer na ligação de água da residência ou nas redes de distribuição de água e não afloram, ou seja, não ficam visíveis, infiltrando em ramais de esgoto, nas galerias de água pluvial ou até mesmo no solo.
“Como são vazamentos difíceis de identificar ou de visualizar, eles colaboram para o aumento das perdas de água e podem prejudicar o abastecimento de água no bairro”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.
Por isso, a concessionária trabalha de forma assídua para conseguir identificar esses vazamentos, reduzindo as perdas e contribuindo para manter o abastecimento pleno à população.
Atualmente, as equipes trabalham durante o dia e à noite, de maneira programada, procurando esse tipo de vazamento. Desde o início do ano até outubro, já foram identificados 267 vazamentos não visíveis, número 79% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram encontrados 149 vazamentos. Esse ano, em média 27 vazamentos foram encontrados mensalmente.
Para esse serviço, as equipes utilizam a haste de escuta mecânica e o geofone, que são equipamentos capazes de detectar ruídos destes vazamentos abaixo do solo. Após a localização do vazamento, se este estiver na ligação de água, a concessionária realiza a troca da ligação, sem custo para o cliente. Caso o vazamento esteja na rede de distribuição de água, a concessionária realiza o reparo com a maior brevidade possível.
“Com o apoio da haste de escuta mecânica, a equipe faz a identificação de sinais de vibração ou ruído na ligação. Com o auxílio do geofone é possível localizar o ponto exato do vazamento não visível, que pode estar na própria ligação ou na rede. Após a identificação do vazamento, a equipe faz a demarcação do local, para que outra equipe responsável possa saber o ponto exato do reparo”, explica Alex.
Por Nathalia Lopes Comunicação Regional SP