Pela primeira vez deste que foi criado em 1996 um prefeito de Porto Ferreira vai presidir o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu (CBH-Mogi). Rômulo Rippa foi eleito para o mandato de 2 anos na última sexta-feira (05/02), em reunião virtual da qual participaram prefeitos e representantes dos 43 municípios que integram a entidade.
“Uma grande honra ter sido eleito pelos colegas prefeitos e prefeitas das cidades integrantes para liderar nosso grupo em defesa dos recursos hídricos e do nosso maior patrimônio ambiental: o rio Mogi-Guaçu. Agradeço a todos a confiança e o prestígio. Vamos trabalhar muito em conjunto nos próximos dois anos”, disse Rippa.
O prefeito de Porto Ferreira atuou desde 2017 como membro do conselho efetivo. A região de atuação do CBH-Mogi tem uma população de quase 1,5 milhão de habitantes. Seus principais rios são o Mogi Guaçu, o rio do Peixe e rio Jaguari-Mirim. A disponibilidade de água se apresenta da seguinte forma: superficial 33,4%; subterrânea 12,4%.
A bacia é classificada como industrial. Destaque para agroindústria, óleos vegetais e bebidas, frigoríficos e indústria de papel e celulose. No turismo, predominam seis estâncias hidrominerais, como Águas de Prata, Águas de Lindóia, Lindóia, Serra Negra e Socorro. A região apresenta 10,5% de cobertura vegetal.
Entre as diversas funções do CBH-Mogi, uma delas é analisar e encaminhar ao Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) projetos para melhorias nas áreas de saneamento e ambiental. Desde 2017, Porto Ferreira já teve três projetos aprovados que resultaram em obras de drenagem e recuperação asfáltica em bairros como o Jardim Sérgio Dornelles e o Jardim Paschoal Salzano.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira