A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, reduziu o índice de perdas da cidade de 34,2%, em 2019, para 24,7%, em 2020. O número é o menor registrado desde o início da concessão. Em 2011, o índice era de 53%.
Na prática, só entre 2019 e 2020, 265 milhões de litros de água foram preservados. Com esse volume é possível abastecer todas as regiões de Porto Ferreira por pouco mais de duas semanas.
A redução no índice de perdas é resultado do trabalho contínuo que a concessionária realiza no município. Entre as principais ações executadas em 2020 estão: calibrações de seis macromedidores e instalações de mais oito equipamentos, substituição de 3,8 quilômetros de redes, atualização do cadastro técnico de redes, gerenciamento de pressões, testes de estanqueidade e detecção de 314 vazamentos não visíveis.
Durante o ano de 2020 também foram encontradas 31 fraudes, situações que prejudicam e, consequentemente, elevam o índice de perdas de água, podendo ainda interferir na qualidade e regularidade da água distribuída a toda população. Todas as fraudes identificadas foram regularizadas. Também foram substituídos 2.390 hidrômetros, com o propósito principal de se garantir a correta medição, em atendimento às regras do contrato de concessão.
“O principal objetivo dessas ações é termos maior disponibilidade de água para a população de Porto Ferreira e permitir o crescimento ordenado do município, diminuindo o impacto ambiental na captação e prestando assim um serviço de qualidade para a cidade. Elas vão ocorrer durante toda a concessão, uma vez que essa é uma atividade rotineira e contínua”, explica Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental no município.
Em 2021, a BRK Ambiental prossegue com o trabalho para redução do índice de perdas num cronograma que prevê instalação de macromedidores e válvulas reguladoras de pressão, desenvolvimento de modelagem hidráulica, reativação de reservatório, pesquisa ativa de vazamentos, substituição de ramais, capacitações das equipes etc.
A concessionária se mantém à disposição dos clientes nas redes sociais, no site www.brkambiental.com.br/porto-ferreira e também pelo telefone 0800 771 0001. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24 horas por dia.
Por Nathalai Lopes – Comunicação Regional SP