Na 6ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (01/03), o vereador Ricardo Patroni (PSD) apresentou o Requerimento nº 87/2021 solicitando informações se há previsão para o início da vacinação dos professores e profissionais de educação de escolas públicas municipais e estaduais e de instituições privadas do município.
Além de questionar sobre a possibilidade da vacinação dos professores e profissionais da educação, o requerimento também solicita mais informações sobre a volta às aulas presenciais. “Eu fui procurado por diversos munícipes, tanto pais e mães de alunos quanto profissionais da educação de escolas públicas e particulares, questionando sobre os assuntos”, iniciou o vereador.
Sobre a vacinação, Ricardo Patroni disse acreditar ser necessária para uma volta às aulas presenciais segura. “É uma prioridade de segurança para os alunos e também para os profissionais visto que as aulas presenciais estão paradas há quase umano e com certeza estão acumulando muitos danos de aprendizagem aos alunos do nosso município e também do estado e do nosso país.”
O parlamentar atentou-se para a volta das aulas presenciais em escolas particulares. “Algumas escolas particulares já retomaram as aulas presenciais em sistema híbrido com uma quantidade reduzida da carga horária de aulas e de alunos em turmas menores.”
Ricardo Patroni busca, com seu requerimento, saber se o retorno das aulas na rede municipal está condicionado à vacinação dos professores e profissionais. “Ressalto também que a vacinação dos profissionais não está sendo considerada atualmente, tanto a nível Estadual quanto a nível Federal, como um fator condicionante para a reabertura gradual das escolas”, lembrou.
Para o vereador, os professores e profissionais da educação, principalmente aqueles com comorbidades, deveriam ser inclusos nesta etapa prioritária da vacinação. “Questiono quais os impedimentos para não serem inclusos e aqui aproveito para solicitar aos colegas vereadores que possamos subscrever uma moção de apelo ao governador do Estado de SãoPaulo e também à Secretaria de Saúde do Estado sobre a possibilidade de antecipação da vacinação desses profissionais tendo em vista a necessidade deretomada das aulas presenciais.”
Em reunião com o prefeito Rômulo Rippa, Ricardo Patroni, que é membro da Comissão de Educação, recebeu a informação de que existe um cronograma para a retomada das aulas presenciais na rede municipal. “Está prevista em regime híbrido, com 35% da capacidade da sala de aula sendo iniciada em algumas séries do Ensino Infantil, Fundamental e Médio apenas para15 dias após a retomada do município para a fase laranja.”
Finalizando a sua fala, o vereador ressaltou o trabalho do Comitê de Contingenciamento da COVID-19 em Porto Ferreira. “Parabenizo por todo o trabalho desenvolvido até o momento no combate à pandemia. Por fim, o requerimento visa buscar alternativas para a antecipação imediata do início da vacinação de profissionais da educação que estão na linha de frente da educação de Porto Ferreira, pois essa antecipação sinaliza a prioridade dada à educação e contribuirá,com certeza, para acelerar o processo da retomada e abertura total das escolas.”
O requerimento do vereador Ricardo Patroni foi aprovado por unanimidade e será enviado ao Executivo Municipal para a resposta.
Por Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Porto Ferreira