O 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira teve seus trabalhos iniciado no dia 16 de abril de 2004, e desde então obteve a aprovação por parte da própria comunidade ferreirense e região, que com muita intensidade reconhece hoje a verdadeira importância dos serviços prestados para o bem-estar coletivo.
Nos tempos atuais, acionar o Corpo de Bombeiros virou sinônimo de confiança em casos de incêndios, resgates e salvamentos. O 2º Pelotão de Bombeiros de Porto Ferreira, é comandado pelo 1º Tenente PM Ederson Martins Revelli, e está subordinado ao 4º Subgrupamento de Bombeiros com sede na cidade de São Carlos.
Neste 16 de abril de 2021, comemorando os 17 anos de atuação no município, o destaque fica por conta da elevação da Base de Bombeiros para Pelotão de Bombeiros o que influencia diretamente no aumento de efetivo trabalhando diuturnamente para a população gerando assim um atendimento de maior qualidade e menor tempo resposta as emergências da cidade e região.
A grande interatividade que os Bombeiros têm mantido junto à população e também com as Prefeituras contribuem para um sistema de atendimento de emergências de qualidade contando com inúmeras atividades tais como: Programa Bombeiro na Escola, palestra e simulados em empresas, simulados em locais públicos, visitas de grupos comunitários no quartel e, principalmente, as ações do dia-a-dia, que tem alcançado as expectativas da população de Porto Ferreira e das cidades circunvizinhas. Eficiência é fruto de treinamento e dedicação.
Vale ressaltar que o Pelotão também é o respnsável pelo atendimento de ocorrências nos municípios de Porto Ferreira, Descalvado e Santa Rita do Passa Quatro
MISSÃO INSTITUCIONAL
“PROTEGER A VIDA, O MEIO AMBIENTE E O PATRIMÔNIO NAS AÇÕES DE PREVENÇÃO E PRONTA RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS COORDENAR O SISTEMA ESTADUAL DE ATENDIMENTO ÀS EMERGÊNCIAS FAZER CUMPRIR AS LEIS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO”
VISÃO DE FUTURO
ATÉ 2031, GARANTIR QUE: 80% DAS EMERGÊNCIAS NO ESTADO DE SÃO PAULO SEJAM ATENDIDAS EM ATÉ 12 MINUTOS; 80% DAS EDIFICAÇÕES E ÁREAS DE RISCO SUJEITAS AO REGULAMENTO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO TENHAM PROCESSO DE REGULARIZAÇÃO
Fonte: Descalvado News