A Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira fez uma nova atualização dos casos de dengue notificados no município nesta segunda-feira (17/05). Desde a atualização anterior foram confirmados mais 27 casos e 61 suspeitas aguardam por resultados de exames. Assim, o número de pacientes positivos este ano subiu para 174.
Até agora são 60 casos confirmados em abril, contra 70 em março, 33 em fevereiro e apenas um em janeiro. Neste mês de maio já são 10 casos confirmados.
Há também uma suspeita para chikungunya aguardando resultado de exame. Esta doença é igualmente transmitida pelo mosquito Aedes aegyti, o mesmo da dengue.
A equipe de endemias segue com a aplicação de inseticida com nebulizador portátil nos imóveis já finalizados em ações de controle de criadouros em bairros, com a finalidade de eliminar os insetos adultos que podem estar contaminados com o vírus dengue e transmitindo pela picada a outras pessoas, ainda suscetíveis aos vírus circulantes, tipos 1 e 2.
Desde o dia 12 de abril a equipe de endemias tem realizado a aplicação de inseticida, todos os dias, de segunda a sábado, entre 8h e 13h. Porém, apesar de número elevado de casos nos bairros, há um grande número de recusas em residências, que não permitem a aplicação de inseticida.
É importante que os moradores das residências que não possuem restrições médicas por problemas respiratórios, covid-19 ou comorbidades que impeçam a aplicação, autorizem a nebulização. A aplicação de inseticida é uma medida adicional na contenção das transmissões de vírus dengue no município.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos de Porto Ferreira