É muito fácil encontrar alguém que tenha pavor só de ouvir falar em escrever uma redação. O português por si só já é uma língua muito complicada mesmo para os brasileiros e pensar em todas as estruturas e ideias que montam um texto faz com que a missão pareça ainda mais impossível.
No entanto, escrever é muito mais simples do que parece e aprender como fazer uma redação é possível para todo mundo. Com alguns conhecimentos em mente e muita prática, redigir um texto se torna algo bem prazeroso, seja ele para o trabalho, a escola ou por vontade de expor alguma opinião pessoal.
Se você quer aprender ou melhorar o que já sabe sobre o processo de escrever uma redação, confira as dicas que separamos a seguir que vão te transformar em um craque da escrita!
Entenda o que é uma redação
O primeiro ponto é saber o que é uma redação e quando ela é utilizada, afinal, existem diversos tipos de textos e cada um deles tem suas particularidades. Neste caso, estamos falando de um texto argumentativo, onde o autor expõe um problema, desenvolve o tema e fornece uma solução.
Ela deve ter introdução, desenvolvimento e uma conclusão que farão com que tudo aquilo que o leitor viu tenha sentido. Além da estrutura, o conteúdo é fundamental e como estamos falando de um texto que exige argumentação, é imprescindível que o autor tenha conhecimento sobre o assunto.
Abaixo, confira algumas regras para redação:
-
Coesão – o texto precisa fazer sentido e ser fácil de ler e entender;
-
Ortografia – o autor deve utilizar a forma culta, evitando gírias e abreviações que normalmente usamos no cotidiano;
-
Posição – o leitor precisa entender qual é a visão do autor sobre aquele assunto, portanto é preciso dar a sua opinião
-
Conteúdo – A opinião é importante, mas ela precisa estar embasada em conhecimento acerca do que está sendo tratado
Mantenha-se informado
Conhecimento nunca é demais. Isso não significa que você tem que ser um especialista em tudo (até porque isso é impossível), mas se manter atualizado e bem informado ajuda demais a redigir um texto argumentativo.
Às vezes, uma notícia pode parecer algo sem muita importância no seu dia, mas de alguma forma ela pode expandir a sua visão de mundo, te trazer novas ideias, mudar seus conceitos e isso se reflete na qualidade do seu texto.
Pratique sempre
Ainda falando sobre ler, isso também é praticar. Quanto mais se lê, mais o cérebro se acostuma com estruturas e padrões de escrita e mais vocabulário é acrescentado à sua “biblioteca” para quando chegar a hora de escrever a sua redação sair muito mais natural e agradável.
Escrever também é um processo fundamental neste aprendizado. Como qualquer coisa na vida, quanto mais se faz, mais aprimorada ficam suas habilidades naquilo. E isso não significa que é preciso escrever textos gigantes, com páginas e mais páginas. Um pouco de escrita por dia já é o suficiente para treinar.
Prenda a atenção do leitor
Está cada vez mais difícil prender a atenção de uma pessoa. Em redações essa tarefa é ainda mais complicada, mas dá para conseguir. É importante que algumas regras sejam seguidas.
Na introdução, exponha o centro da sua discussão, o assunto, qual a importância da discussão e tente explicar o que você vai demonstrar nos parágrafos a seguir. Tudo de forma superficial para ambientar o leitor.
No desenvolvimento é a hora de se aprofundar nos pontos que foram expostos na introdução e trazer novos para o debate. Faça ligações entre diferentes questões que está trazendo, mostrando como elas se conectam entre si.
Na conclusão, dê as respostas que o leitor está esperando. Você não deve agradá-lo ou desagradá-lo, mas não pode deixá-lo sem um encerramento que mostre o seu posicionamento e a sua visão para solucionar o que foi escrito ao longo da redação.