No dia 28 de maio é comemorado o Dia do Ceramista. Neste ano de 2021, a história e tradição da produção cerâmica no município de Porto Ferreira, a Capital Nacional da Cerâmica Artística e da Decoração, completam 100 anos.
Neste centenário está sendo lançada oficialmente, por meio de uma importante parceria entre a Prefeitura, Sindicato de Classe (Sindicer) e empresários locais um projeto pioneiro no Estado e País: a Indicação de Procedência da Cerâmica produzida em Porto Ferreira, concedida recentemente pelo Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Atualmente, já são 20 indústrias certificadas, que começarão a partir desta sexta-feira a identificar seus produtos, embalagens, notas fiscais, dentre outros, com o selo de procedência, diferenciando os produtos ferreirenses no mercado, aumentando o valor agregado e a competitividade. Os clientes de todo o País poderão rastrear a origem de fabricação por um QR Code com os seus próprios celulares.
Devido ao momento de pandemia, não será possível a realização de um evento com a participação presencial. Sendo assim, será feita uma exposição dos produtos das fábricas certificadas nesta sexta-feira, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) José Vaz Vaz, visando marcar essa data histórica tão importante para toda a população local.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira
Fonte: portoferreira.sp.gov.br