Na última semana, as unidades educacionais da rede municipal de ensino deram início ao desenvolvimento de atividades sobre as festividades juninas. Em vista disso, a Creche Eucharis Fortes Salzano, localizada no Parque Lagoa Serena, enviou atividades às crianças para trabalhar o tema e buscou um planejamento inclusivo para as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Foram inúmeras as atividades desenvolvidas, desde a produção de bandeirinhas, fogueiras, espantalhos e tantas outras ligadas à cultura das festividades juninas. Na intenção de proporcionar total motivação aos alunos com TEA, adaptações na elaboração das atividades foram realizadas.
As ações de educação inclusiva transformam a escola em um espaço para todos, favorecendo a diversidade e possibilitando que os alunos usufruam do necessário para seu aprendizado.
Dessa forma, se faz fundamental compreender a natureza do trabalho inclusivo, assim como a importância do apoio familiar que deve se fazer presente em todos os momentos, em conjunto com a escola, como forma de suporte e base para o aluno.
De acordo com a diretora da unidade, professora Monalisa Aparecida Porcena Cavachioli, as atividades foram planejadas junto às monitoras de creche que ali atuam e à professora especialista do Atendimento Educacional Especializado, que realiza visitas semanais na creche com objetivo de orientar quanto à adaptação dos materiais.
Visando a inclusão das crianças com TEA, bem como, de modo a contemplar todos os alunos da sala, partiu-se do princípio do trabalho com recursos concretos e lúdicos, considerando as habilidades a serem desenvolvidas, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Foram confeccionadas, pelas monitoras, pastas com diversas atividades, enviadas aos pais e, durante os vídeos das aulas remotas, elas iam explicando o desenvolvimento e orientando quanto à aplicação.
Como afirma a diretora: “Isso facilitou muito a participação das crianças, considerando que uma das demandas das famílias era a falta de tempo para executar as atividades e, estas sendo encaminhadas prontas, fornecendo os materiais necessários, eles conseguiram se organizar para sentar com os filhos e realizá-las. Todas as crianças receberam o mesmo material, sendo que para as crianças com o autismo, a atividade também partiu do mesmo conteúdo, mas somente com adaptações que visam a participação e inclusão deles. Estamos apenas iniciando as atividades deste projeto e já temos muitos resultados positivos, principalmente a participação das crianças com deficiência. Parabenizo a iniciativa das monitoras e o empenho, pois mesmo diante deste momento tão difícil que estamos vivendo, elas estão se reinventando de forma a oferecer um ensino de qualidade às crianças, mesmo que remotamente”.
A Secretaria de Educação parabeniza toda a equipe da Creche Eucharis Fortes Salzano por todo profissionalismo, comprometimento e amor ao trabalho desenvolvido diariamente.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira