Uma pesquisa divulgada pelo instituto Oxford Economics mostrou que os vídeos online, principalmente com o YouTube, estão gerando um faturamento importante para a economia do Brasil. Os dados apontam que, apenas em 2020, esse formato de conteúdo gerou mais de R$ 3 bilhões em participação no Produto Interno Bruto (PIB). Um resultado que comprova a importância dos vídeos na internet, e o grande potencial que existe na produção de diferentes conteúdos.
Segundo alguns dados da pesquisa divulgada pelo jornal Estado de Minas, o número de criadores de conteúdos para o YouTube que conseguiram ganhar mais de R$ 10 mil por mês cresceu em 70% durante o ano passado. Ou seja, são cada vez mais usuários conseguindo uma boa receita com os vídeos online. Esses conteúdos estão conseguindo gerar uma renda forte, e inclusive impulsionando a atividade econômica brasileira. Isso explica a grande participação no PIB nacional.
A tendência é que esse número fique ainda maior, pois a plataforma de vídeos da Google não para de crescer por aqui. Em 2020, mais de 2 mil canais conseguiram ultrapassar a marca de 1 milhão de assinantes, e isso é uma garantia de bom rendimento. Isso também significa um crescimento de 30% em comparação com 2019 no número de canais "milionários". Outro dado importante, e que vale a menção, é que atualmente mais de 20 mil canais brasileiros contam com, pelo menos, 100 mil inscritos.
Com uma tendência cada vez mais voltada para os vídeos, a expectativa é que vários setores sejam impactados. No setor público, por exemplo, a Prefeitura de Porto Ferreira conta com um canal no YouTube constantemente atualizado. Durante o mês de setembro, o órgão realizou a Semana Lourenço Filho com palestras e entrevistas totalmente online. Isso faz parte da digitalização do setor público no município, algo que ganhou mais atenção em 2021, inclusive com um novo sistema de ouvidoria online voltado para a população.
Outras formas de utilizar o vídeo
Não são apenas os canais no YouTube que estão conseguindo lucrar com os vídeos online. Atualmente, não faltam diferentes maneiras de usar o conteúdo interativo para chamar a atenção das pessoas. Por exemplo, com o dinâmico Invitation Maker é possível que o usuário crie vídeos de convite online grátis para qualquer evento. O software desenvolvido pela InVideo possui vários modelos e templates personalizados, com diferentes temáticas, para que um evento de vendas, uma semana de workshop e até mesmo a inauguração de uma loja tenha um convite em formato de vídeo. A ferramenta também conta com recursos exclusivos, como uma videoteca, dublagens automatizadas e até mesmo molduras inteligentes para a edição do vídeo em forma de convite.
Até mesmo o e-commerce está começando a apostar nos vídeos online de maneira mais dinâmica. Os sites utilizam esse formato de conteúdo para oferecer uma experiência mais real aos clientes. Segundo reportagem no site Olhar Digital, a tendência é que as lojas virtuais fiquem cada vez mais interativas com os vídeos. Isso é algo que já está acontecendo em outros países, como a China, o Japão e os Estados Unidos. Empresas como a Amazon, por exemplo, estão investindo em tecnologias com esse objetivo.
Os vídeos online estão ganhando espaço na economia brasileira, seja em São Paulo ou em qualquer outro estado. A grande participação no PIB nacional mostra também que o YouTube, assim como outras plataformas, estão se transformando em ferramentas essenciais para a economia do país. Ou seja, a tendência é que os conteúdos neste formato fiquem cada vez mais populares por aqui, e diferentes setores comecem a utilizar para conseguir destaque com os usuários.
Imagem Fonte: Unsplash