Depois de uma diminuição acentuada em outubro, Porto Ferreira voltou a registrar um número baixo de casos confirmados de covid-19 nos primeiros 15 dias de um mês. Segundo os dados do boletim epidemiológico da Vigilância Epidemiológica do município, a primeira quinzena de novembro contou com 20 casos confirmados. A média de casos por dia também é a mais baixa dos últimos 7 meses: 1,3 teste positivo/dia.
Os números superam as estatísticas registradas no décimo mês do ano. Nas duas primeiras semanas de outubro, a cidade teve 28 casos confirmados para a doença, ou seja, média de 1,8/dia.
Em junho – o pior mês da pandemia em Porto Ferreira –, o município apresentou mais de 100 confirmações somente em um único dia. Foram 121 casos confirmados em 24 horas no dia 9 de junho. A média nos primeiros 15 dias de junho foi de 59,5 testes positivos/dia.
A queda nos casos confirmados tem sido gradativa. Isso também está relacionado com o alto índice de vacinação na cidade. Porto Ferreira já ultrapassou a marca de 80% da população de 12 anos ou mais com o sistema vacinal completo contra a covid-19.
Vale ressaltar também que mais de 95% deste mesmo público recebeu ao menos uma dose dos imunizantes. No total, já são mais de 88 mil doses aplicadas no munícipio desde o dia 22 de janeiro.
Veja o comparativo no número de casos confirmados para covid-19 nos primeiros 15 dias de abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2021:
- Abril: 256 casos
- Maio: 564 casos
- Junho: 893 casos
- Julho: 445 casos
- Agosto: 96 casos
- Setembro: 54 casos
- Outubro: 28 casos
- Novembro: 20 casos
Mesmo com a queda dos casos confirmados, dos óbitos e com o número avançado das aplicações dos imunizantes neste mês, a Vigilância Epidemiológica enfatiza que ainda estamos em período de transmissão do vírus e todos devem seguir com os cuidados sanitários: distanciamento social, uso de máscaras, higienização com álcool em gel e evitar grandes aglomerações.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira