Nesta quinta-feira, 23 de dezembro, a videodança “Segurando a Barra”, contemplada com recursos da Lei Aldir Blanc será lançado ao público, a partir das 20 horas, no canal da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, no YouTube.
A concepção da obra surgiu através de buscas em aulas de dança onde os bailarinos utilizam a barra para exercícios que desenvolvam força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade, comparecimento, alinhamento, extensão, articulação, coordenação e outros.
Os exercícios de barra não são passos desvinculados de um mundo separado, nem um simples aquecimento, é onde se aprende e mantem as habilidades, sendo a base técnica para a dança clássica e outras em uma busca contínua no dia a dia de um bailarino.
- O que a dança tem em comum com a vida?
- Existe um paralelo entre a arte da dança e a arte da vida?
Dançar é superar as barras todos os dias e pensando bem, na nossa vida não é diferente, temos tantas “barras para segurar” todos os dias, e quando existem obstáculos próximos a nós que dependem da nossa rusticidade para que não soltemos a barra, aí sim, a barra fica pesada e buscamos caminhos para superar ou suportar as dificuldades, mobilizando esforços, paciência e capacidade de resistência.
Na barra da dança me apoio, com barras da vida me fortaleço e com as duas me supero.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira