A Secretaria de Saúde (SS) de Porto Ferreira divulgou nesta segunda-feira (03/01) um novo documento com medidas preventivas e de enfrentamento à covid-19, considerando o impacto causado pela variante ômicron no aumento de casos positivos, aumento da procura de atendimento médico e para realização de testes antígeno por demanda espontânea.
Desta forma a SS orienta nas Unidades de Saúde da Família (postos de saúde) as seguintes medidas:
- Os agendamentos eletivos dos médicos clínicos, generalistas e mais médicos deverão ser cancelados até 14 de janeiro de 2022, sendo que, em casos específicos de urgências relativas e crônicos (diabetes e hipertensão) deverão ser mantidos, ficando as agendas disponíveis para atendimentos de pacientes sintomáticos gripais.
- Cancelamento de realização de testes antígeno para covid-19 por demanda espontânea, pois os testes deverão ser realizados por critério médico.
- Considerando que mais de 90% da população já foi vacinada com duas doses, orienta-se que os testes sejam realizados no quinto dia de sintomas, conforme Deliberação CIB nº 71, de 21-06-2021, e Deliberação CIB nº 81 de 23-07-2021, ou por critério médico.
A Secretaria de saúde reitera a importância das medidas preventivas:
- Distanciamento social (fique em casa)
- Lavagem das mãos com água e sabão com bastante frequência, na impossibilidade usar álcool 70%.
- Uso de máscara.
- Evitar tocar: nos cabelos, olhos, nariz e boca antes da higienização das mãos.
- Manter ventilação natural e higienização do ambiente.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira