A expansão do Centro de Inovação da Educação Básica Paulista (CIEBP) permanece a todo vapor para democratizar o acesso à tecnologia e inovação na rede estadual de São Paulo. Somente em 2021, estudantes da capital e do interior de São Paulo foram beneficiados com 7 novas unidades fixas e uma unidade móvel, a carreta ‘CIEBP Presente’, que atenderá de forma itinerante regiões que ainda não foram contempladas por uma unidade fixa do centro. A expectativa para 2022 é que sejam inaugurados 26 Centros de Inovação.
Cada equipamento conta com sete salas para atividades com uso de computadores, programação robótica, jogos digitais, pesquisa e ideação de projetos. Também abriga um pequeno estúdio do Centro de Mídias SP (CMSP) de gravação, locução, sala maker de criatividade visual, prototipagem, fabricação digital, além de um Hub Educacional.
Nas unidades, os estudantes idealizam projetos e recebem mentoria no hub de inovação, trabalham com cultura maker, programação e robótica, ou ainda, utilizam a modelagem 3D para fazer protótipos com temas transversais, tendo como objetivo o desenvolvimento do protagonismo juvenil no processo de ensino e aprendizagem com atividades “mão na massa”.
Os Centros de Inovação retomam as atividades a partir do dia 26 de janeiro, mas já é possível agendar as visitas. Para isto basta que um docente da escola acesse a plataforma da Secretaria Escolar Digital (SED) e agende um horário para visitação e escolha uma das 18 trilhas formativas para participar. SED: https://sed.educacao.sp.gov.br