No mês de abril a Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, por meio dos agentes de combate a endemias, realizou a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) de 2022, atividade de pesquisa a qual é possível mensurar o nível de infestação no município do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Foram trabalhados cerca de 600 imóveis em diversos bairros da cidade, escolhidos de forma aleatória por sorteio eletrônico. Após a finalização da pesquisa, foram constatados os seguintes índices:
- Índice Predial (IP): 6,53%
Este dado indica que, da quantidade de imóveis trabalhados, 6,53% apresentaram amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti.
- Índice de Breteau (IB): 10,6%
Informa que, de todos os recipientes com água e larvas pesquisados, 10,6% apresentaram amostras positivas para o mosquito transmissor.
Bairros com maiores índices
Os bairros que apresentaram números expressivos na positividade do vetor (mosquito) foram Jardim Esperança, Santa Cruz, Santa Rosa e Vila Nova. Os recipientes que se destacaram com maior número de positividade foram latas, plásticos e frascos em geral, baldes, pneus, pratos de plantas e consumo animal. Porto Ferreira encontra-se em situação de risco para epidemia. Além do tipo 2 da doença, no município também circula o vírus tipo 1 (DEN1), tipo este que a população está totalmente suscetível a contaminação.
Até segunda-feira (09/05) a Seção de Controle de Vetores já havia confirmado 3 casos de dengue no mês de maio. No ano, já são 24, sendo dois em fevereiro, nove em março e 10 em abril. Ainda restavam 11 casos suspeitos aguardando resultados de exames.
A forma mais eficaz de combater o mosquito é a eliminação dos recipientes que podem acumular água. Além dos mais conhecidos, deve-se prestar atenção também às caixas d’água, calhas e descarte incorreto de lixo em terrenos baldios. Fique atento ao aparecimento de sintomas como febre alta, dor no corpo, dor de cabeça (fundo dos olhos), vômito e diarreia e procure a Unidade de Saúde mais próximo de sua residência. Lembre-se: a dengue mata!
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos