O prefeito Rômulo Rippa esteve em São Paulo, no Centro Paula Souza, na quarta-feira (25/05), numa reunião de trabalho para tratar da instalação de uma Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) em Porto Ferreira.
Na oportunidade, o prefeito estava acompanhado pelas secretárias Maria Cecília Gallo da Cunha Leme (Educação) e Maria Lucia Baltieri (Desenvolvimento Econômico). Eles foram recebidos pela professora Laura Laganá, superintendente do Centro Paula Souza, e demais membros de sua equipe.
“Mais uma conquista que somente será realidade graças ao apoio e atenção do governador Rodrigo Garcia com Porto Ferreira. É mais educação e qualificação profissional para nossa cidade e região”, comentou o prefeito após o encontro.
Fatec
A história da Fatec-SP teve início no dia 15 de janeiro de 1968, quando o então governador do Estado de São Paulo, Dr. Roberto Costa de Abreu Sodré, constituiu um grupo de trabalho “que estudaria a viabilidade de implantação gradativa de uma rede de cursos superiores de tecnologia com duração de dois a três anos”. A aula inaugural foi proferida em fevereiro de 1970. Os cursos superiores de tecnologia estavam sob jurisdição do Centro Estadual de Educação Tecnológica de São Paulo, entidade autárquica criada em 6 de outubro de 1969.
Em 1973, o Centro Estadual de Educação Tecnológica passou a denominar-se Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Em 10 de abril de 1973, foi criada a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec-SP). Em 30 de janeiro de 1976, foi criada a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), sendo o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza transformado em autarquia de regime especial, associada e vinculada à Universidade.
Os cursos da Fatec-SP se espalharam por muitas cidades paulistas e já colocaram no mercado de trabalho mais de 30 mil tecnólogos, profissionais de nível superior cuja formação abrange uma extensa gama de conhecimentos científicos, humanísticos e tecnológicos, graças à composição de currículos que respondem ao desenvolvimento tecnológico e econômico, adequando-se às demandas sociais de bens e serviços. É política institucional o contato permanente com os setores produtivos desses bens e serviços, ensejando projetos em parceria e garantindo a necessária atualização curricular.
O alto padrão de qualidade dos laboratórios da Faculdade possibilita a realização de ensaios certificados e a formação de mão-de-obra especializada. O corpo docente é formado de especialistas nas diversas áreas dos cursos, contando com mestres e doutores engajados em atividades didáticas, projetos de pesquisa e de extensão de serviços.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da prefeitura de Porto Ferreira