Concessionária convida startups a pensarem em soluções voltadas aos clientes com deficiência visual e proporcionar autonomia no acesso às faturas impressas e digitais da companhia
Porto Ferreira, 31 de maio de 2022 – A BRK, concessionária privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, em parceria com a Liga Ventures, plataforma que conecta startups a grandes empresas para gerar negócios, lança o “Desafio: Faturas Acessíveis”. Com inscrições abertas entre os dias 1º e 15 de junho, os participantes são convidados a pensar em soluções que dão autonomia às pessoas com deficiência visual para acessarem suas contas de água e esgoto. Para saber mais e se inscrever, os interessados devem acessar a página de inovação da BRK ou o endereço do parceiro do projeto.
A iniciativa faz parte do BRK Inova, programa que apoia startups e empreendedores na criação de soluções direcionadas ao setor de saneamento básico. Neste projeto, o objetivo é desenvolver soluções voltadas para as pessoas cegas e com baixa visão, com o desenvolvimento de sistemas que tornam as contas acessíveis para leitores e programas de audiodescrição, além de faturas transcritas para Braille, entregues aos clientes que desejam receber o material em mãos.
Atualmente, a BRK já conta com a opção de faturas em Braile no Tocantins, onde a companhia opera em 47 municípios. Agora, o objetivo é expandir esse trabalho e oferecer soluções mais acessíveis aos clientes de todo o país.
“Fazer parcerias com o ecossistema de inovação faz parte da nossa estratégia de inovação aberta. Quando essa estratégia está conectada com iniciativas de diversidade e inclusão, o potencial de inovação ganha uma dimensão social muito poderosa. São mais de 7 milhões de pessoas que apresentam alguma deficiência visual no Brasil e que, por meio de iniciativas como essa, têm seu direito, sua dignidade e sua autonomia respeitados. Esse é um propósito que nos aproxima das startups e que conta com a solução para um desafio real e um objetivo claro a ser alcançado”, explica Fabiana Nakamura-Müller, colíder do GT de PCDs da BRK.
Como participar
As startups interessadas devem estar adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e precisam ter como premissa o desenvolvimento seguro, ou seja, precisam enviar o teste de intrusão (pentest) realizado no produto. Também é imprescindível que a solução esteja voltada para a autonomia do cliente.
Para dúvidas, basta enviar um e-mail para inovacao@brkambiental.com.br ou acessar o site inova.brkambiental.com.br.
Sobre a BRK Ambiental
A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Além da diversificação geográfica, a BRK conta com um amplo portfólio de concessões. Isso oferece à BRK uma visão sobre as necessidades de investimentos e os desafios que cada região do país enfrenta para ampliar a oferta de serviços de água e esgoto.
Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).







