Comemorado este ano no dia 14 de agosto, o Dia dos Pais no Brasil é mais uma data que tem sido bastante aguardada pelo comércio. Depois de dois anos com desafios para as vendas, os empreendedores esperam que em 2022 o mercado volte a se aquecer.
Outras datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados provaram que o público está disposto a comprar. Por conta dessa expectativa, várias marcas já estão em ritmo de Dia dos Pais, e lançaram campanhas de publicidade e promoções. Afinal, é uma data única no ano para homenagear um homem tão importante!
O exemplo positivo do Dia das Mães
Seguindo as expectativas, o Dia das Mães provocou o aumento das vendas, em especial nos shoppings, que andavam fragilizados por conta da pandemia. De acordo com dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), houve um aumento de 28,6% nas vendas em shoppings por todo país no começo de maio, em comparação ao mesmo período de 2021.
O número também é positivo se comparado a 2019, quando ainda não havia pandemia. O resultado foi 4% melhor do que aquele ano. Isso demonstra que os consumidores estão saindo e comprando mais, principalmente para as datas comemorativas, que são tradicionais por aqui.
No entanto, o ticket médio gasto diminuiu 7%. Em 2021, as pessoas gastaram cerca de R$ 213 para presentear a mãe. Neste ano, o valor caiu para R$ 198. Como a inflação tem afetado o poder de compra do consumidor, é compreensível que o público busque mais por promoções e produtos acessíveis. O importante para a maior é não deixar um dia assim passar em branco.
Preparação das lojas para o Dia dos Pais faltando pouco mais de um mês para o Dia das Pais, várias marcas já estão lançando promoções e oportunidades especiais para essa data. O Shopping Park Lagos, em Cabo Frio, por exemplo, anunciou que promoverá um show do Paralamas do Sucesso. O objetivo é fazer com que mais consumidores visitem o local e aproveitem para fazer as compras, além de oferecer uma experiência diferente ao público.
Lojas de departamento, como a Renner, já lançaram páginas especiais no site com descontos para peças masculinas. Com a coleção #issoébempai, a marca de roupas pretende conquistar o gosto de vários pais, seja mais despojado ou formal.
Outra empresa que começou a campanha para a data é a Natura. Nesta Revista Natura, os consumidores podem ver kits exclusivos, como o Natura Homem, que inclui desodorantes, colônia e até um nécessaire. Além do mais, a publicação aproveita para mostrar as vantagens de acessar a Revista Interativa, uma nova forma de consultar os descontos e de fazer compras, com o suporte de um consultor da empresa.
Para quem prefere presentear com doces, também há várias opções. A Cacau Show, por exemplo, que é uma das maiores marcas de chocolates nacionais, possui produtos que harmonizam bem com vinhos e caixas gourmet, ideais para homenagear alguém tão importante. Neste ano, a marca pretende focar esses itens, porém, nada impede que o consumidor opte por outro produto do qual o pai goste mais, afinal, a intenção deve ser agradá-lo.
Como economizar no presente
Diante de tantas ofertas e novidades, é normal se perder, e até se esquecer do quanto deveria gastar.
Para quem não quer prejudicar o orçamento, vale a pena se atentar para estes detalhes:
● definir a categoria de presente antes de ir para as compras. Por exemplo: o presenteado vai gostar mais de cosméticos, roupas ou acessórios? Dessa forma, a procura é mais focada, e há menos chances de perda de tempo e dinheiro;
● pesquisar os preços em sites e revistas digitais, mesmo que a compra seja presencial. Assim, será possível avaliar se os valores estão justos ou não;
● fazer as compras com antecedência. Deixar para a última hora pode fazer com que a avaliação seja feita mais às pressas e sem critério. Enquanto os consumidores preparam o bolso para gastar com o Dia dos Pais, os empreendedores esperam que seja mais uma data de sucesso, como foi o Dia das Mães!
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