Neste domingo (28/08), a partir das 16 horas, na praça Cornélio Procópio (central), acontecem as atividades do Circuito Sesc de Artes, que chega aos municípios que fazem parte da área de atuação de unidades do Sesc, com ações artísticas que buscam provocar novas percepções, reflexões e vivências.
Com o intuito de fomentar, fortalecer e ampliar o espaço de diálogo e convivência, o respeito e a transformação social, a edição 2022 do Circuito Sesc de Artes intensifica o olhar para toda a diversidade de pessoas.
Durante um dia em cada município, os artistas realizam os espetáculos, shows e oficinas nas praças e parques com o objetivo de estimular o uso dos espaços públicos como lugares fundamentais para o convívio social e a troca de experiências e aprendizados, favorecendo os encontros e os afetos em uma perspectiva do desenvolvimento humano por meio da arte e da cultura.
Programação do roteiro
Na música, a cantora Ana Cañas traz vários sucessos de Belchior (1946-2017), como as canções "Alucinação", "Sujeito de Sorte", “Coração Selvagem” e "Como Nossos Pais". A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que Ana Cañas faz na obra do cantor e compositor cearense.
O Coletivo Desvelo (SP) se destaca na dança com a performance Desbunde Geral, em que o grupo transita entre as resistências afro-referenciadas, o brilho e o orgulho LGBTQIA+ e a Era de Aquário.
Em teatro, a Cia. Variante (SP) se inspira no poema “A Cruzada das Crianças”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956), para a criação do espetáculo A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?).
Para os amantes da arte circense, o Circo Teatro Palombar (SP) apresenta Esquadrão Bombelhaço, um espetáculo sem falas que acompanha um batalhão de bombeiros-palhaços que tenta apagar um incêndio utilizando técnicas de acrobacias e malabarismos. A montagem é baseada na linguagem dos desenhos animados.
A literatura ganha espaço com o Grupo Raconto (SP) em Telhado de Histórias. Em uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, as crianças são estimuladas à leitura pelos mediadores. Elas conhecem diferentes histórias e refletem sobre elas, trocando impressões depois da leitura, além de explorarem o inusitado espaço.
O circuito ainda vai trazer uma oficina que ensina a rotoscopia, técnica de animação em que, numa mesa de luz, os participantes redesenham trechos capturados de filmes. À medida em que cada quadro é finalizado e fotografado, ele é acrescentado a uma timeline que, aos poucos, se transforma em uma animação. A atividade é realizada com o Giroscópio Filmes (SP).
Site com interação das atividades de Porto Ferreira pode ser acessado clicando AQUI.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira