O Prêmio Medalha Lourenço Filho objetiva reconhecer o mérito dos profissionais da Educação pela contribuição à melhoria da qualidade do ensino básico, por meio de práticas pedagógicas exitosas, desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Todos os profissionais da Educação que atuam na rede municipal de ensino de Porto Ferreira, sendo eles professores, atendentes de desenvolvimento infantil, educadores, coordenadores pedagógicos e diretores, estão aptos a se candidatar.
O prêmio consiste na seleção e premiação de práticas educacionais desenvolvidas em consonância com as diretrizes, metas e estratégicas propostas no Plano Nacional de Educação, instituído pela lei nº13.005, de 25 de junho de 2014, no Plano Municipal de Educação, lei municipal nº3.186/2015, e os créditos estabelecidos no regulamento.
Cada candidato poderá concorrer em até duas categorias e as inscrições podem ser realizadas até segunda-feira (17/10). A divulgação oficial do resultado final dos ganhadores ocorrerá no dia 31 de outubro.
O edital completo contendo maiores informações encontra-se disponível no endereço eletrônico https://ecrie.com.br/sistema/conteudos/arquivo/a_87_0_1_10102022091454.pdf
Lourenço Filho
Nascido em 10 de março de 1897 na cidade de Porto Ferreira (SP), Manoel Bérgstrom Lourenço Filho optou pela carreira do magistério, abandonando o segundo ano de Medicina. Na sua trajetória enquanto docente desfrutou da prática administrativa e organizacional, dirigindo a reforma da instrução pública no Ceará (1922-1923) e em São Paulo (1931-1932). Na década de 1930 transferiu-se para o Rio de Janeiro, exercendo funções de chefe de gabinete do ministro da Educação, Francisco Campos. Durante a gestão de Anísio Teixeira na Secretaria de Educação do Distrito Federal, dirigiu o Instituto de Educação do Rio de Janeiro.
Foi diretor da Escola de Professores no Distrito Federal e do Inep, que então denominava-se Instituto Nacional de Pedagogia. Desenvolveu diversas obras de orientação, como cartilhas para apropriação das escolas no ensino da escrita e na didática de sala de aula. Foi um dos precursores no estudo e publicações no âmbito da Escola Nova, com o livro “Introdução ao estudo da Escola Nova”, no fim da década de 1930. Como docente, lecionou disciplinas ligadas à Psicologia e à Pedagogia.
O estudioso desenvolveu seus escritos na vivência da administração e organização do ensino em diversas localidades brasileiras, portanto, se tornou um grande conhecedor da principal ferramenta educacional, a escola. Ele a definia como sendo uma sede com clientela específica de alunos, elementos docentes próprios e, enfim, atividades prefixadas, segundo o ensino que ministre, seus horários e programas. Fosse a escola pública ou particular, essa estrutura seria a mesma, pois deveria estar adaptada às peculiaridades do trato educacional.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira