No último dia 7 de outubro a Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira recebeu um resultado positivo para a doença do sarampo do Laboratório Instituto Adolfo Lutz, de Ribeirão Preto. O infectado é um menino de 10 anos de idade, vacinado contra a doença, e por isso ele adquiriu uma forma leve da doença, não apresentando sequelas.
Foi feita uma avaliação de carteirinhas na escola em que a criança estuda e aquelas que estavam atrasadas foram encaminhadas para a imunização.
A VE também averiguou as carteirinhas de vacina das crianças do bairro onde o paciente mora e foram aplicadas quase 90 doses da vacina SCR, contra sarampo, caxumba e rubéola, nos residentes nas proximidades de sua casa.
É muito importante que os pais fiquem atentos às vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde para cada faixa etária das crianças. Doenças erradicadas estão voltando e a única forma de prevenção é com a vacinação.
Sarampo
É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando a pessoa doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
É altamente contagiosa e propagada por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados.
O período de incubação dura entre 8 e 13 dias.
Depois começam a aparecer os principais sintomas, como pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos