Com ampliação do sistema de esgoto, BRK faz balanço positivo dos serviços executados em P.F

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, concluiu 2022 com um balanço positivo de ações realizadas e de regularidade nos serviços prestados ao município.

 

A empresa concluiu a primeira etapa de uma importante obra que consiste na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Foram construídas duas novas estações elevatórias de esgoto bruto (EEE Cristo e EEE Lagoa Serena) e suas respectivas linhas de recalque, que são tubulações que servem para direcionar o esgoto bombeado por essas elevatórias até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, para ser tratado e devolvido limpo ao ribeirão Bonito. As obras tiveram início em abril e vão beneficiar, diretamente, 16,8 mil habitantes quando concluídas.

 

“Essas obras foram importantes para ampliarmos as estruturas do sistema de esgotamento sanitário do município, além de termos concluído mais uma etapa do processo para a universalização dos serviços de esgoto da cidade”, afirma Alex Zampieri, gerente de operações da BRK.

 

Com a conclusão dessa primeira etapa de obras, a companhia segue atuando na ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município em 2023. Uma nova etapa dos trabalhos teve início em dezembro de 2022 com a mobilização de um canteiro de obras na ETE Fazendinha. A estação, localizada no Jardim Esperança, terá sua capacidade média de tratamento ampliada de 88 para 133 litros de esgoto por segundo.

 

Com a execução de todo o projeto de ampliação do sistema de esgoto, Porto Ferreira dará um importante salto em saneamento, passando a tratar todo o esgoto gerado e coletado nos imóveis da cidade, preservando assim seus córregos e rios. A previsão é que a universalização dos serviços de esgoto ocorra no primeiro semestre de 2024.

 

Estiagem

Apesar da estiagem vivenciada durante o ano, com chuvas abaixo da média histórica no município e mananciais ainda em recuperação por conta da seca de 2021, a concessionária conseguiu manter a regularidade no abastecimento à população ferreirense, por meio de uma série de ações estabelecidas num plano de contingência executado no decorrer do ano.

 

“Instalamos duas novas bombas flutuantes com a função de otimizar a entrada da água bruta do rio para o interior da unidade de captação, que a partir daí é direcionada até a Estação de Tratamento de Água para, em seguida, após tratada, ser distribuída à população. Além disso, fizemos melhorias em todo o sistema de água do município pela execução de modelagem hidráulica, e mantivemos o trabalho para a redução do índice de perdas que, em 2022, fechou em 24,5%, muito inferior à média nacional, que chega a 40,3% segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)”, recorda o gerente.

 

Ele menciona ainda que a estiagem, atualmente amenizada pelo período chuvoso, se tornou um tema permanente de trabalho. “Com períodos cada vez mais prolongados de seca em nossa região, precisamos todos – concessionária e população – ter atenção aos hábitos de consumo, contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Costumes como lavar calçadas e carros, deixar a torneira mal fechada, tomar banhos demorados e/ou manter a mangueira ligada sem uso, devem ser abolidos da rotina”, ressalta.

 

Dicas para um uso mais consciente de água seguem disponíveis na página da campanha Jogando junto pela água, em https://jogandojuntopelaagua.com.br/. Neste endereço eletrônico, a BRK reúne todas as informações relacionadas a estiagem, como dados atualizados dos mananciais de captação, índices pluviométricos e um detalhamento das ações da concessionária no município.

 

2022 em números

•    No ano, 6.305.993.000 litros de água foram captados e tratados na ETA (Estação de Tratamento de Água), localizada no Centro, para a garantia do abastecimento de água de toda a população ferreirense.

 

•    Em 2022, 2.537.835 litros de esgoto foram recebidos nas três ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) da cidade, tratados e devolvidos adequadamente aos córregos e rios do município.

 

•    51,33 toneladas de resíduos foram recolhidas do sistema de esgoto de Porto Ferreira, recebendo destinação adequada.

 

•    Mais de 3.522 atendimentos foram prestados à população de Porto Ferreira em situações operacionais, como em auxílio a casos de entupimentos, solicitações de novas ligações de água e esgoto, vistorias e orientações.  

 

•    11.412 análises laboratoriais foram realizadas durante o ano para o devido controle e garantia da qualidade da água distribuída à população e 9.900 do efluente (esgoto) tratado pela concessionária e devolvido à natureza.

 

•    Foi implantado em agosto, em parceria com a Secretaria de Educação do município, o Programa Olho Vivo – Água e Óleo não se misturam. O projeto visa a coleta e destinação correta do óleo de cozinha usado, evitando que ele seja descartado nas redes de esgoto. Em quatro meses de projeto, já foram implantados sete pontos de coleta – sendo seis em escolas municipais e uma na BRK -, recolhidos 51 litros de óleo, realizadas 31 palestras para um público de mais de 1.500 crianças.

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