Até 2024, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) deve liberar R$ 14 bilhões em empréstimos aos donos de pequenos negócios, inclusive os Microempreendedores Individuais (MEIs).
O programa foi criado em maio de 2020 para ajudar os empresários que foram afetados com a pandemia de coronavírus. Assim, o Pronampe passou a oferecer crédito com juros menores que os praticados no mercado, 6% mais a Selic, e prazo maior para os empresários começarem a pagar o empréstimo, até 72 meses.
O Pronampe foi responsável por facilitar o acesso ao crédito por parte dos pequenos empresários. Em 2022, o montante ofertado pela iniciativa atingiu R$ 33,8 bilhões, concedidos em 415,7 mil operações.
Pronampe
Para conseguir o dinheiro emprestado, as empresas devem compartilhar os dados de sua corporação com a Receita Federal Brasileira (RFB), que disponibiliza as informações para os bancos que liberam o capital. O valor do empréstimo é definido de acordo com a receita bruta anual referente ao exercício anterior ao da contratação.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
Fonte: www.acippaicandu.com.br