Faltavam poucos dias para encerrarmos mais um ciclo e fecharmos um ano de muitas atividades, mas a participação da Coca-Cola Brasil na "Expocatadores" foi a chave de ouro. O evento reuniu centenas de catadores de materiais recicláveis para debater os principais pontos da atividade e reafirmar o protagonismo da classe na cadeia da reciclagem e na economia circular.
Com uma parceria de longo prazo com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) em diversos programas, como o "Reciclar pelo Brasil", que desde 2017 contribui para o fortalecimento de mais de 220 organizações de catadores em 26 estados brasileiros, entendemos, como companhia, a relevância deste tema para o negócio. Por isso, em nossa visão, foi mais uma vez inspirador estarmos lá.
Na ocasião, fizemos parte de um dos pontos altos desta celebração: o lançamento do Atlas Brasileiro da Reciclagem, material que retrata com detalhes o processo produtivo desta cadeia.
Segundo estimativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, existem cerca de 800 mil catadores e catadoras em atividade no Brasil, responsáveis pela coleta de 90% de tudo que é reciclado no país.
Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais confirmam que, dos 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos produzidos em 2020 no país, mais de 80% foram materiais reaproveitáveis e recicláveis.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link.
*Por Rodrigo Brito: Integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambietais, é gerente sênior de Sustentabilidade Cone Sul na Coca-Cola América Latina