O Diário Oficial do Estado de otem, terça-feira (07/02), trouxe o decreto de criação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Votorantim, assinado pelo governador de SP Tarcísio de Freitas.
Com o objetivo de atender às demandas do arranjo produtivo local, a unidade recém-criada, localizada na Região Administrativa de Sorocaba, inicia as atividades oferecendo dois cursos superiores de tecnologia: Controle de Obras e Desenvolvimento de Software Multiplataforma.
Uma demonstração do grande interesse dos jovens pelas graduações oferecidas pela Fatec é a relação de candidatos por vaga verificada no processo seletivo para o primeiro semestre de 2023: Desenvolvimento de Software Multiplataforma foi o curso mais concorrido, com índice de 7,28 c/v, seguido por Controle de Obras com 2,30 c/v. Ao todo, 383 candidatos se inscreveram para disputar as 80 vagas oferecidas – relação de 4,79 c/v.
Na parceria para implantação da faculdade, coube à prefeitura alugar e adequar o imóvel para abrigar a unidade. O Governo do Estado ficou responsável pela compra do mobiliário e equipamentos, a infraestrutura necessária para o funcionamento dos cursos e sua manutenção. O investimento inicial foi de cerca de R$ 2,9 milhões.
Com 5.621,94 metros quadrados de área construída, divididos em dois pavimentos, a sede da Fatec tem 19 salas de aula, dois laboratórios de informática (e espaço para a instalação de outros 16 de diversas especialidades), sala de integração criativa com espaço maker, biblioteca, auditório para 120 pessoas e 5 salas administrativas, entre outros ambientes.
O município de Votorantim também conta também com a Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Elias Miguel Júnior, implantada no segundo semestre de 2008. Com cerca de 450 matriculados, a unidade mantém os cursos técnicos de Administração, Contabilidade, Informática para Internet, Logística e Segurança do Trabalho, além do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Informática para Internet, Logística e Recursos Humanos (M-Tec) e do Ensino Médio com Qualificação Profissional de Administrador de Banco de Dados (MQ-Tec).
No Vestibulinho para o primeiro semestre de 2023, a Etec ofereceu 215 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Contabilidade e os integrados de Administração, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet e Logística.
Com a nova Faculdade de Tecnologia de Votorantim, o Centro Paula Souza (CPS) passa a administrar 76 Fatecs, além de 224 Etecs, totalizando 300 unidades. A instituição mantém ainda 552 classes descentralizadas – unidades que oferecem um ou mais cursos técnicos ou integrados sob a administração de uma Etec, presentes em 365 municípios paulistas.
Sobre o Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Centro Paula Souza (CPS) administra as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e as Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob supervisão de uma Etec –, em cerca de 360 municípios. As Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio. Nas Fatecs, o número de matriculados nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes.
Por Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza – imprensa@cps.sp.gov.br – www.cps.sp.gov.br