O Tribunal Superior Eleitoral deferiu, na noite desta terça-feira (14/2), a incorporação do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) pelo Solidariedade. Dessa forma, serão unificados os votos recebidos nas eleições de 2022, o que faz com que a legenda incorporadora ultrapasse a cláusula de barreira.
Separadamente, nenhum dos dois alcançou o desempenho mínimo exigido desde 2018 para que os partidos tenham acesso a verbas do Fundo Eleitoral, além de direito a tempo de propaganda eleitoral gratuita. A regra foi criada pela Emenda Constitucional 97/2017 e tende a reduzir o número de partidos políticos no Brasil.
Assim, o Pros, registrado em 2013, deixará de existir. Após a incorporação, o Solidariedade deverá fazer uma reunião conjunta com o órgão nacional de deliberação da legenda incorporada para eleger uma nova diretiva nacional.
Essa incorporação se deu em meio a uma batalha jurídica travada internamente no Pros.
Quem é o presidente?
A disputa interna envolveu um processo na Justiça comum, julgado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que levou à validação da eleição de Marcus Holanda como presidente do partido.
Eurípedes Júnior, então, acionou o TSE alegando que caberia à corte eleitoral decidir sobre o tema, já que há reflexos do caso no processo eleitoral. Em agosto do ano passado, o ministro Ricardo Lewandowski deliberou sobre o tema e deu a ele o comando nacional do partido, posição confirmada pelo Plenário.
Essa liminar permitiu, por exemplo, que o Pros desistisse da candidatura do coach e empresário Pablo Marçal à Presidência da República. Em vez disso, o partido integrou a Coligação Brasil da Esperança, que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo. Enquanto isso, a ação no TJ-DF ficou paralisada.
A decisão do ministro Lewandowski vigorou até o último dia 6, quando ele extinguiu o processo ajuizado por Eurípedes Júnior sem resolução do mérito. E, ao fazê-lo, declarou que todos os atos praticados por ele na vigência da liminar devem ser conservados. E foi justamente na vigência da liminar que a incorporação ao Solidariedade foi construída.
Veja mais sobre o assunto acessando esse link
Fonte: www.conjur.com.br