O Procon-SP vai realizar uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março – data adotada em 1985 pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). O órgão paulista foi pioneiro na defesa do consumidor aqui no Brasil e segue trabalhando para garantir que os consumidores tenham os seus direitos respeitados.
Vídeos sobre os direitos do consumidor
A Semana do Consumidor vai ter vídeos divulgados nas redes sociais e no site do Procon-SP, primeiro com enfoque na discriminação das mulheres consumidoras e, posteriormente, uma série sobre educação financeira, destinada aos consumidores em geral. A ideia é reforçar as orientações para o consumidor garantir seus direitos nas relações de consumo, com especialistas falando sobre a importância da educação financeira e dos riscos do superendividamento, além de dicas que podem auxiliar no controle do orçamento.
Os especialistas também trazem informações que podem ajudar o consumidor a sair de uma situação de endividamento, como, por exemplo, ter clareza de todas as dívidas, saber ao certo qual o valor mensal disponível para propor ou aceitar acordos, negociar diretamente e com calma, entre outras.
Distribuição de material de orientação
Para a semana do consumidor, o Procon-SP preparou um guia com orientações sobre educação financeira, alertas sobre práticas abusivas recorrentes nas contratações bancárias e financeiras, além de chamar a atenção para os golpes mais frequentes (maquininha quebrada, troca do cartão etc.).
No material, o consumidor encontrará informações sobre o uso consciente do cartão de crédito, cuidado nas compras parceladas, definições sobre o que é venda casada, negativação de nome, cobrança de dívidas, dentre outras situações.
O Procon-SP vai oferecer um miniguia que ajuda o consumidor a formular sua reclamação online, no qual é descrito o passo a passo deste processo.
Seminários Online
No dia 14, a palestra Direitos Básicos do Consumidor vai abordar informações gerais ao consumidor sobre seus direitos nas relações cotidianas, destacando as práticas que envolvem oferta e publicidade, garantia e problemas com produtos e serviços, cancelamento de contratos, cobrança, serviços de atendimento etc.
As palestras são gratuitas e acontecem de forma remota (plataforma Microsoft Teams); sempre a partir das 10h – ver sobre as inscrições aqui
Ações no interior do Estado
Cidades nas regiões da Baixada Santista, Vale do Paraíba e Oeste Paulista também receberão atividades durante a Semana do Consumidor com a presença de especialistas do Procon-SP e Procons municipais conveniados, ou do Procon Móvel, distribuindo material informativo e orientando o consumidor.
Por Assessoria de Imprensa / Procon-SP – Ricardo Muza ricardo.muza@procon.sp.gov.br imprensa@procon.sp.gov.br