No último dia 9 de março (quinta-feira), o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SDSC), Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Saúde (SS) e o Conselho Tutelar (CT), realizou ação socioeducativa para prevenção e combate à evasão escolar no município.
Esta foi a segunda ação do calendário de atividades de 2023 do CMDCA. As ações ocorrem mensalmente em locais estratégico da cidade.
Conforme informações do Censo Escolar 2021, mais de 650 mil crianças saíram da escola durante a pandemia. A demanda, que já era preocupante em um cenário anterior, com o período pandêmico mostrou novos aspectos e trouxe mais desafios ao combate à evasão escolar.
Existem algumas razões que fazem com que o aluno abandone os estudos, seja na educação básica ou no ensino superior. As principais delas: contexto social, violência, gravidez na adolescência, dificuldade na aprendizagem, distância e abandono intelectual.
A evasão escolar é um desafio que vai além da sala de aula e afeta muito mais do que o aluno. Envolve a família, sociedade e as políticas públicas. É uma vivência que deve ser encarada com seriedade.
Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira