No dia 20/03/2023 a Instituição de Longa Permanência para Idosos, SOLAR dos Jovens de Ontem, se reuniu com representantes de grandes empresas de Porto Ferreira e região nas dependências do SEST/SENAT para discutir projetos para a ampliação da instituição, dentro outros assuntos.
As empresas Alleanza/Scalla, Companhia Müller, MarGirius, Porto Brasil e Usina Ferrari/São Luiz enviaram representantes para participar e entender o projeto de ampliação e revitalização do SOLAR que em 2023 completará 50 anos de existência.
Atualmente a instituição atende 40 idosos, mas caso consiga parceiros para esse projeto, pretende aumentar sua capacidade para 60.
Além do projeto de ampliação e revitalização, foram discutidas algumas estratégias para captação de renda de maneira constante para a manutenção dessas mais 20 vagas, também como, foi apresentado o projeto Cultura do Bem, o qual, através de parcerias com as empresas, pretende beneficiar culturalmente toda a sociedade ferreirense, conectar os idosos moradores da instituição à sociedade e proporcionar um sistema de responsabilidade social coletiva no município, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural de São Paulo).
Essa reunião foi um marco importante, iniciando a união do setor privado em prol dessa entidade e de toda sociedade ferreirense.
O trabalho realizado pela instituição SOLAR dos Jovens de Ontem tem grande credibilidade junto à sociedade civil e empresarial de Porto Ferreira, pois, trata-se de uma entidade de caráter filantrópico com o ideário de abrigar e amparar pessoas idosas de ambos os sexos, com 60 anos ou mais, independentes ou com graus de dependência, acolhidos na forma de longa permanência, sem família ou com vínculos familiares rompidos ou fragilizados e que não reúnem condições de mantê-los em sua companhia; com situações de violência, negligência e de abandono; sem condições de auto sustento, a fim de garantir sua proteção integral.
Por tratar-se de uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, o Solar dos Jovens de Ontem não trabalha sozinho. Ele necessita da aproximação das famílias, da sociedade, das empresas, gestão executiva e legislativa, para que possa equilibrar-se entre os deveres com os idosos e os parceiros que dão vida ao trabalho desenvolvido. Nesta busca por equilíbrio o Solar precisa do apoio de todos!
* Fonte: Solar dos Jovens de Ontem