Negócios & Oportunidades: Mercado de roupa usada cresce e vira negócio de grandes players

Se as pesquisas e as projeções de empresas que já disputam ou prospectam o mercado de second hand (“segunda mão”) estiverem certas, o varejo de moda está prestes a passar por uma revolução. O modelo de negócio baseado em levar novidades diariamente às lojas, o tal fast fashion, deve dar lugar à moda identificada com sustentabilidade, reutilização, isto é, às roupas usadas.

Levantamento da ThredUp, empresa on-line de moda dos Estados Unidos, mostra que 36 milhões de pessoas adquiriram roupas usadas pela primeira vez em 2020. Revela ainda que 76% dos consumidores consultados pretendem ter um mix maior de peças de segunda mão no guarda-roupa nos próximos cinco anos.   

Em 2021, o mercado global de roupas usadas era da ordem de US$ 15 bilhões, e deve chegar perto de US$ 80 bilhões em 2025, de acordo com a TredUp. Outras pesquisas mencionam valores próximos a US$ 50 bilhões já neste ano, de tão rápido que tem crescido este mercado, que tenta reduzir o descarte desenfreado de produtos.

Há 14 anos, James Reinhar, fundador da ThredUp, achou que este era um bom negócio ao ver o seu armário lotado de roupas sem uso e não achar empresa interessada em comprar. Aliás, este foi o pontapé inicial de muitos empreendedores no Brasil.

Deu certo, pelo menos até agora. A ThredUp, com faturamento anual da ordem de US$ 290 milhões, ganha dinheiro ao cobrar uma comissão por peça vendida em sua plataforma.

PLAYERS MUNDIAIS

Desde então, não param de surgir novos empreendedores, e até gigantes mundiais do varejo, interessados em disputar o mercado formado pelos conhecidos brechós.  Em 2019, a Macy´s, rede norte-americana fundada em 1858, deu os primeiros passos ao firmar uma parceria com a ThredUp para vender usados no canal on-line e em lojas físicas.

O grupo sueco H&M já é acionista majoritário na Sellpy, plataforma de e-commerce especializada em revenda de roupas e acessórios de segunda mão. A Burberry lançou um programa piloto no qual oferece certo prêmio para clientes que vendem peças da marca britânica que costumam ficar no armário na plataforma The RealReal.

Fundada por Julie Wainwright em 2011, a The RealReal, com sede em São Francisco (CA), comercializa roupas consignadas, além de joias, relógios, obras de arte e artigos de decoração.

PLAYERS BRASILEIROS

No Brasil, o mercado, também chamado de moda circular, segue o mesmo caminho. Com 15 anos, a rede de franquias de brechó Peça Rara, com 85 lojas, deve terminar 2023 com 140 unidades espalhadas pelo país. Marcello Corrêa e a esposa Bruna Vasconi abriram a primeira unidade em Brasília (DF), com foco em peças e acessórios infantis. Hoje, a marca atende todos os públicos.

Desde 2021, a Peça Rara faz parte do grupo Semenzato (SMZTO), um dos maiores investidores em franquias do país. A atriz Deborah Secco é sócia da empresa desde 2022. “A nossa intenção é estar em todas as capitais do país e em cidades com mais de 500 mil habitantes. Estamos fechando entre cinco e seis franquias por mês”, afirma Corrêa. Para ele, o crescimento da Peça Rara, que faturou R$ 86 milhões no ano passado, se deve à repaginação dos brechós, com lojas semelhantes às que comercializam produtos novos.

Na outra ponta, os consumidores estão cada vez mais comprometidos com sustentabilidade e responsabilidade social, o que faz a venda de second hand prosperar. “Estivemos na Galeria Lafayette, em Paris, para ver todo o andar de revenda de usados e não vimos nada de diferente do que já oferecemos no Brasil”, diz.

Os clientes da Peça Rara, de acordo com Corrêa, são de todas as classes socias. Os cerca de 158 mil fornecedores ativos de roupas pertencem mais às classes A e B.

Veja mais sobre o assunto acessando esse link.

*Fonte: Diário do Comércio de SP

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