O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) iniciou um estudo para atualizar as vocações industriais mais fortes de cada região do estado de São Paulo. A informação foi dada nesta quinta, pelo presidente da entidade, Rafael Cervone, durante a palestra Macrotendências Mundiais até 2040, ministrada em Mogi das Cruzes para 180 lideranças econômicas e políticas da regional do Alto Tietê.
Segundo Cervone, o Ciesp está trabalhando em parceria com os governos municipais e com o estadual, e usará uma ferramenta de inteligência artificial, que fará simulações customizadas por região.
"Rediscutir essas políticas regionais é muito importante. Se você pegar uma região como o ABC, mais precisamente São Bernardo, por exemplo, você vê que a indústria automobilística migrou de lá para outras regiões do estado, outros estados ou até outros países. Na região de Cubatão, havia uma concentração das indústrias de fertilizantes e químicas, que também migraram para outros lugares. E a gente se pergunta: qual é a vocação agora?", indagou Cervone.
O Ciesp tem 42 regionais e representa 8 mil indústrias paulistas. Hoje, de acordo com ele, um terço das indústrias do país está no estado de São Paulo.
*Fonte: Assessoria de imprensa do Ciesp







