No laboratório do Centro de Pesquisa em Matemática Aplicada à Indústria (Cemeai), um programa de computador analisou 75 mil vídeos no Youtube. Os dados foram compilados pelo matemático colombiano Brayan Garzón que criou um modelo estatístico com as informações daqueles que entraram para o seleto grupo de trending da plataforma.
“Foi feita uma análise de sobrevivência que considera características específicas do vídeo, como número de likes, de compartilhamentos e a minutagem para depois descrever como resultado uma probabilidade associada a vir ou não a se tornar tendência”, explicou o professor de estatística Oilson Alberto Gonzatto Jr, que auxiliou no projeto.
O objetivo era fazer uma análise descritiva do perfil dos vídeos com maior capacidade de bombar no youtube.
Veja o que o estudo descobriu:
- O sucesso de um vídeo no YouTube dura, em média, seis dias.
- Os conteúdos relacionados ao entretenimento, como música e jogos, são os que mais viralizam.
- Vídeos postados as quintas e sextas costumam ter mais sucesso.
- Vídeos com 15 minutos ou menos respondem por 90% dos vídeos bem sucedidos.
- 90% dos novos vídeos que viralizaram conseguiram entraram na lista de trending em menos de 30 horas.
- Vídeos com mais vistas, likes e comentários têm maior tendência a viralizar.
Veja mais sobre o assunto acessando os links abaixo:
1- Pesquisa da USP aponta caminhos para vídeos viralizarem na internet
2- Reportagem da EPTV São Carlos
2- cientista-de-dados-cria-modelo-como-guia-para-internautas-
3- vídeo: Cientista de dados cria modelo como guia para internautas “bombarem” vídeos no YouTube