A Arteac (Associação da Região Turística Encantos da Anhanguera Central) reuniu representantes dos seus 9 municípios integrantes no último dia 24 de agosto (quinta-feira), no Sítio Santa Ângela, em Santa Rita do Passa Quatro. Na pauta do encontro, a apresentação do Plano Diretor Regional de Turismo e as próximas ações da associação.
O Plano Diretor Regional de Turismo foi elaborado após visitas técnicas a todos os municípios integrantes. Com a coleta de todas as informações, o documento traz as diretrizes que servirão para nortear os trabalhos e integrar as cidades participantes por meio de roteiros e atrações turísticas, objetivando o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.
O prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa, que é o presidente da Arteac, disse durante a reunião que o Plano Diretor é essencial para o amadurecimento e a continuidade da associação, que precisará também discutir quais caminhos tomará a partir de agora.
Rômulo colocou em pauta uma das possibilidades para essa continuidade da Arteac, que seria incorporá-la à estrutura administrativa do Consórcio Intermunicipal da Anhanguera Central (Coniac), que já está em processo de formalização e poderia ser um caminho simples e prático para fortalecer a institucionalidade das ações do turismo, garantindo também a possibilidade de recursos financeiros significativos para a execução das ações propostas pela associação.
Também estiveram presentes na reunião o prefeito anfitrião, Marcelo Simão, e os prefeitos Leonardo Spiga Real (Tambaú) e José Crecentino, o Zé da Farmácia (Santa Cruz das Palmeiras). Ainda prestigiaram o evento representantes das outras cidades integrantes: Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, Pirassununga e Descalvado.
Durante a apresentação do Plano Diretor foram elencados os membros da equipe técnica, os objetivos do plano, a metodologia utilizada, a avaliação turística dos atrativos apontados pelos municípios e sua variedade e complementaridade, mapeamento de eventos, personalidades de interesse, manifestações culturais, dados e informações gerais sobre a região, pesquisas de demanda e diretrizes estratégicas.
Foi explicada a importância das visitas técnicas, das análises e relatórios feitos nessas visitas pelo grupo técnico e as reuniões de devolutiva em cada um dos municípios, num verdadeiro processo de consultoria que inclusive já rendeu resultados práticos, como o exemplo de Santa Cruz das Palmeiras, que após a devolutiva se utilizou das informações para organizar a Festa Nordestina, realizada agora no mês de agosto e que foi um sucesso.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira