Preparar os estudantes para as avaliações externas, de modo que consigam controlar a ansiedade e o nervosismo relacionado a horários estabelecidos, duração e distribuição das provas, além de avaliar o conhecimento adquirido ao longo dos anos. Com esses objetivos a Secretaria de Educação de Porto Ferreira, por meio de sua Divisão de Ensino, realizou simulados relacionados ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Aproximadamente 550 alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e 210 alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais foram avaliados nos últimos dias 14 e 15 de setembro, com questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza. Já os alunos do Ensino Médio, cerca de 100 estudantes foram avaliados nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
A Secretaria de Educação organizou e distribuiu todo o material necessário para a aplicação das provas simuladas em todas as unidades educacionais participantes (Emef do Caic Prof. João Teixeira, Emef Prof. Agostinho Garcia, Emef Prof. Bráulio Teixeira, Emef Profª Nadir Zadra Ribaldo, Emef Profª Noraide Mariano, Emef Profª Ruth Barroso Teixeira, Emef Wladimir Salzano e EMEFM Mário Borelli Thomaz), com a finalidade de melhor preparar os alunos para o Saeb, que é um conjunto de avaliações externas que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e dos fatores que podem interferir no desempenho do estudante, avaliando a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir médias de desempenho no Saeb, que também oferece subsídios para elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências, além de ser critério para o recebimento de recursos financeiros, por parte dos governos Estadual e Federal.
Os coordenadores pedagógicos estiveram presentes nas unidades durante todo o processo de avaliação para acompanhar e oferecer suporte aos professores envolvidos. Além disso, durante todo o ano letivo estão sendo ofertadas formações pedagógicas aos profissionais da Educação, abordando as matrizes da Base Comum Curricular. Somente este ano já foram quase 100 momentos de formação e atualização.
A iniciativa da Seduc também objetiva reparar certo grau de defasagem no aprendizado dos alunos, atingidos pelo longo tempo que ficaram em casa durante a pandemia do covid-19, que ocasionou a suspensão das atividades presenciais nas escolas durante quase todo o ano de 2020 e 2021, deixando os alunos, muitas vezes, sem recursos e acesso para acompanharem o processo de aprendizagem de maneira remota.
“De acordo com os dados do último Ideb divulgado (2019), os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão bem posicionados com relação a outros municípios nos resultados de Português e Matemática. No entanto, ainda temos que melhorar esses índices no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio”, afirmou a secretária de Educação, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme.
*Por Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos da Prefeitura de Porto Ferreira